• Breaking News

    segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

    O esporte nos animes e mangás

    Depois de alguns meses conversando com o Evilásio, proprietário do blog Anime Portfólio, é com muito prazer que apresento a primeira matéria dele para o Kotatsu Shinbun. O tema escolhido foi algo bem simples e muito presente na indústria de mangás e animes: os esportes. A matéria foi dividida em várias partes, e começamos publicando a primeira delas. A partir de agora passo o "microfone" para o Evilásio:

    Olá a todos ! há alguns meses atrás recebi um convite para compor a equipe do Kotatsu Shinbun, e fiquei muito feliz com isso.

    Após algumas conversas com um dos idealizadores do citado site, acabamos concordando que para iniciar os trabalhos eu faria uma matéria sobre animes de esporte. Porém a mesma não saiu como esperado, e meu tempo fez com que atrasasse esta matéria, e por isso só agora venho postar na internet a primeira parte dela.   



    Desde muito tempo curto animes com temática esportiva, e foram muitos os esportes que conheci devido às animações. Não é de hoje que a parceria anime e esportes existe. Na verdade, tudo começou nos mangás, e pouco mais de 4 anos depois das primeiras animações televisivas japonesas surgirem, veio "Mach Go Go Go" (o aclamado Speed Racer) em abril de 1967, a primeira série de animação para televisão tendo um esporte como temática principal (no caso, o automobilismo). Desde então a parceria rendeu grandes sucessos.    Decidi falar um pouco do que aconteceu e palpitar sobre o que está acontecendo e o que vai acontecer com esta parceria.  Dividi o texto em 3 partes:

    · Na primeira falo dos animes de esporte em geral, contando um pouco sobre a história deles;

    · A segunda contempla os animes de esportes do século 20;

    · Na terceira falo sobre as animações deste tipo que apareceram neste século e algumas especulações sobre o futuro.

    Então com vocês...
      
    Parte 1: Play ball* -  Esportes e animes: uma parceria de longa data e de muito sucesso

    Em janeiro de 1963 surgiria a primeira série de animação televisiva puramente japonesa com uma história focada em um personagem principal: Tetsuwan Atom (Astro Boy), produzida pela Mushi Production, baseado na famosa obra de Osamu Tezuka. Mais de 4 anos depois apareceria a primeira série tendo um esporte como temática principal, e este seria "Mach Go Go Go" (Speed Racer, no Ocidente), que ficou conhecido mundialmente e deu um novo ânimo ao mercado de histórias de esporte.



    Mesmo assim, somente no ano seguinte estrearia "Kyoujin no Hoshi", o primeiro anime de baseball e uma das mais famosas histórias sobre este esporte, servindo então de base para diversos animes de baseball. Inclusive, pode-se dizer que ele deixou sua marca não só como um dos pioneiros dos animes de esporte, mas como aquele que consolidou o gênero.

    Esporte sempre foi um tema de sucesso em mangás e animes. Isso se deve ao fato de terem por si só, alguns dos elementos que mais fazem sucesso neste tipo de mídia, como a amizade entre companheiros de time, a força de vontade que o personagem principal tem para alcançar o seu sonho, o personagem que possui habilidades incomuns, mas que só as desenvolve com o tempo, e  principalmente obstáculos difíceis de serem transpostos e que exigem mais de 100% do herói da trama, tornando cada disputa uma batalha emocionante e empolgante, seja o último tempo de uma partida de baseball, ou  um quarto de um jogo de basquete, ou a luta para fazer apenas um gol no time adversário.

    Estes são os principais elementos dos shounens de sucesso, não é a toa que alguns dos mangás de maior sucesso das principais revistas especializadas sejam de esporte. Para exemplificar pode ser citada a série Hajime no Ippo, um mangá de boxe com mais de uma década e que é publicado até hoje, sendo um dos tops nas listas da Shounen Jump. Ele teve uma série de animação em 2002 e outra em 2009, que dificilmente estará fora da lista dos 10 maiores animes de esportes de qualquer um que o assistiu.

    Outro exemplo é "H2", que foi um dos grandes clássicos dos mangás de baseball e que décadas depois de ter sido finalizado ainda é lembrado como um dos melhores quadrinhos de esporte já feitos, e também como um dos animes do gênero de maior popularidade no Japão. Existem vários outros animes com suas temáticas voltadas para o esporte, mas mesmo que haja 100 de uma mesma modalidade esportiva, todos eles serão diferentes, cada um com as suas próprias peculiaridades.



    Por exemplo: "H2". Apesar de ter o baseball como a principal temática, se foca não só no esporte, mas também na relação entre o personagem principal e as pessoas com quem ele convive. Este não é só um anime de esporte de primeira, mas também é um drama que ganha de muito shoujo. E essa junção da temática esportiva com outros elementos, como comédia, drama e romance, acaba sempre diferenciando as séries esportivas, mesmo que tenham como pano de fundo o esporte.

    Embora seja fato que algumas modalidades esportivas apareçam bem mais do que outras, não podemos deixar de falar da diversidade de esportes abordados em séries de animação. Dificilmente você pensará em um esporte que ainda não foi contemplado. Animes de futebol, futebol americano, baseball, softball, patinação, atletismo, artes marciais, boxe, basquete, tênis, corrida de carros, ciclismo, além de jogos de azar, jogos de tabuleiro e outros jogos que tenham uma relação bem próxima aos esportes convencionais. E isso que citei não é nem a ponta do iceberg, pois acredito que você não pensaria em um anime sobre ping pong, por exemplo. E que tal um anime sobre ioiô? Mas acredite que animes sobre tais esportes e/ou jogos existiram sim.



    Claro que muitos esportes não foram contemplados como temas principais de animes, mas estes provavelmente apareceram no episódio de alguma série, cujo mesmo não era temática. Em resumo, esporte e animação é uma parceria que rendeu, que vem rendendo e que renderá muitos bons frutos e muitos sucessos. Dificilmente não haverá um esporte que você goste e que não tenha um anime sobre ele. E se você é do tipo que não curte muitos esportes, tente assistir alguns episódios ao menos de Major, de Prince of Tennis, de Hajime no Ippo, de Captain Tsubasa, de H2 ou de Slam Dunk e, se mesmo depois disso você não se interessar por qualquer anime que seja dos esportes contemplados por estes citados títulos, tenho certeza que você deve ser um fantasma.

    Continua na parte 2: Quantos Home Runs* vale uma Jump? - Animações esportivas de 1967 a 2000

    * Play Ball - Fala que o Juiz diz no início de um jogo de baseball, a tradução é mais ou menos: “Joguem a Bola!” Ou  “Bola em Jogo!”

    ** Home Run - A grande jogada do baseball, que acontece quando o jogador rebate a bola para fora do campo sem cometer falta, valendo uma corrida completa para o rebatedor.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Fashion

    Beauty

    Culture