• Breaking News

    quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

    Review: Kowarekake no Orgol



    Leandro Nisishima



    Originalmente lançado na Comiket 77, Kowarekake no Orgol se parece com qualquer OVA lançado na grande indústria. No entanto, a produção desse curto OVA foi feito por poucas pessoas e sem o aval de um estúdio de grande porte. Portanto, esse é um título feito de forma caseira, mas que nem por isso deve ser subestimado. Apesar de curto, Kowarekake no Orgol tem uma história bonita, bem contada e com uma animação de dar inveja a muitos estúdios grandes.

    Nos primeiros trailers liberados durante a Comiket 76, o anime não parecia tão bonito, quanto na versão final. Deram uma boa melhorada no character design, mas, sobretudo, nos cenários de fundo. De um modo geral, há grande uso de cores fortes e vivas, até pelo anime se passar num cenário quente e em pleno verão. E é nesse cenário que somos apresentados ao enredo de Kowarekake no Orgol.

    Tudo começa quando o estudante Keiichiro encontra uma pequena andróide em forma de criança no meio de um monte de lixo. Como todo adolescente, Keiichiro fica sensibilizado com a cena e resolve levá-la para a sua casa. Depois de consertá-la, o protagonista passa a viver ao lado dela, e, inclusive, ensiná-la coisas sobre o mundo e a sua vida. Keiichiro passa também a chamá-la de Flower.

    O conceito lembra em grande escala Chobbits, mas é bom ressaltar que, por ser uma história curta, Kowarekake no Orgol não perde tempo com detalhes desnecessários, e acaba não tendo toda enrolação presente na série das meninas do CLAMP. E isso pode ser considerado um ponto positivo, já que também não existe o fanservice presente nesse outro anime. Kowarekake no Orgol, pode ser definido como um anime simples, humilde, mas que conta uma boa história para se passar o tempo.

    E até por isso, não espere também a complexidade de Eve no Jikan, apesar do universo de Kowarekake no Orgol tratar de andróides, a idéia aqui é apenas desenvolver o relacionamento de Keiichiro e Flower, sem se importar com detalhes sobre a sociedade e as consequências do uso de andróides, e até por isso defini o anime como humilde. Há somente uma ou outra menção quanto a isso, mas o título apenas arranha o tema.

    Quanto ao desenvolvimento já citado dos personagens, ele acontece de forma rápida, contudo, isso considerando o pouco tempo presente no OVA. Isso não significa também que esse desenvolvimento rápido atrapalhe a história. Boa parte do enredo é contada nos olhos da pequena e simpática Flower, que ganha um diário de Keiichiro e passa a descrever os eventos do seu cotidiano.

    O destaque é que os produtores dividiram os acontecimentos em dias, e cada dia destaca apenas o evento mais importante. Sendo assim, a história flui de forma natural e eficiente, e os dias podem passar rapidamente, sem dar a impressão de que o relacionamento dos dois mudou de forma rápida demais. 

    E para completar, há ainda uma história de fundo, que trata do trauma que Keiichiro tem de tocar a sua guitarra. Isso será desenvolvido em paralelo com o cotidiano e as novas descobertas de Flower. Esse trauma aparece em uma ou outra passagem ao longo do OVA. Começa de maneira bem sutil (com Flower brincando com a guitarra de Keiichiro), até a chegada de um antigo conhecido do rapaz, a intromissão de Flower que tenta incentivar Keiichiro e por fim, um acontecimento mais pesado que fará o protagonista perder de vez o trauma. Enfim, Kowarekake no Orgol, como pôde ser lido nessa review, é um anime simples, porém eficiente.



    Nota 7,0 - Com uma animação de dar inveja a muito estúdio grande e um enredo simples, mas eficiente, Kowarekake no Orgol deve ser considerado muito mais do que uma simples obra feita para ser vendida no Comiket.

    2 comentários:

    1. Ha tempos estava querendo assistir esse OVA! Mas nao achei nenhum fansub que tenha disponibilizado. Poderia me dizer por onde vc baixou? Ficaria muito grato. T+

      ResponderExcluir
    2. Infelizmente nenhum subber brasileiro fez as legendas. Acredito que tenha em algum subber gringo. Mas acabei assistindo e avaliando a anime a partir da RAW.

      ResponderExcluir

    Fashion

    Beauty

    Culture