• Breaking News

    sábado, 4 de abril de 2009

    Ensaio de Lolitas

    por Thiago3T (Equipe KS)

    Em fevereiro, foi organizado um Ensaio Fotográfico de Lolitas, na Praça do Japão, aqui em Curitiba. A iniciativa foi da Cyana, que, pelo orkut, organizou o encontro. Foi contratado fotógrafo profissional, o que chamou mais interesse de participarem.

    Cyana, organizadora do ensaio

    "A idéia surgiu um tópico de uma comunidade no orkut. Então decidi fazer outra específica para este ensaio. E o resultado foi supreendente.

    Pensei que viria umas seis pessoas, amigos. Fiquei surpresa pela quantidade de garotas que vieram ao ensaio. Infelizmente algumas não vieram caraterizadas no estilo. Normal, o que vale é iniciativa e interesse deste primeiro contato delas"

    O estilo lolita ainda não é tão evidente aqui em Curitiba, comparado ao bairro da Liberdade, que já está forte.”


    O que é Lolita?

    Lolita é um estilo de moda originalmente japonês cujas origens remontam ao começo da década de 80 e teve seu auge no fim da década de 90. Inspiradas na cultura "kawaii" (fofa, adorável) japonesa, em bonecas vitorianas ou na nostalgia de outros tempos - sejam períodos históricos ou simplesmente da própria infância - e com uma visão própria da moda romântica ocidental, as lolitas se dividem em vários subtipos - Gothic Lolita, Sweet Lolita, Hime Lolita, Country Lolita, Classical Lolita, etc - sendo alguns polêmicos e de existência controversa.

    Grande parte da populariação do estilo foi de responsabilidade do guitarrista Mana Sama, que quando começou se vestir desta forma estava na banda Malice Mizer, embora ele não tenha criado o estilo, apensas popularizado ele é um dos artistas mais conhecidos neste meio.

    Num visual lolita há uma preocupação grande em parecer infantil, elegante e modesta.
    Não se deve exibir a pele em excesso, usar roupas muito curtas (mais de 4 dedos acima do joelho) e evitar a todo custo a imagem sexualizada ou vulgar do que costumam pensar de "lolita". Saias rodadas no comprimento do joelho, rendas de boa qualidade, seja em quantidade moderada ou exagerada, linha de decote alta e tecidos
    pouco brilhosos são comuns em todos os estilos.

    O termo lolita (como moda) não possui relação direta comprovada com a Lolita do livro russo ou do filme. O uso da palavra lolita provavelmente é umas das apropriações de palavras estrangeiras cujo significado muda significativamente pelas quais os japoneses são conhecidos.

    Cofira algumas fotos desse ensaio.

    Fotos tiradas por Daniel.
    Local: Praça do Japão.


















    Para ver mais, visite o blog do ensaio: ensaiofograficodelolitas.blogspot.com/. Também conta com dicas de como se vestir caracterizado ao estilo.

    Comunidade do orkut, CLIQUE AQUI.

    ****

    No mês seguinte, o progrma PLUG!, da RPC (programa local/estadual), fez uma matéira sobre Lolitas. Inclusive com a participação da Cyana.

    ****



    E o estilo lolita está em alta! Em Março, o governo japonês nomeou as “Embaixadoras do Kawaii”, e as lolitas tem sua representante: Misako Aoki, de 23 anos.

    As outras são Shizuka Fujioka e a cantora Yu Kimura, representando o estilo das garotas colegiais e do bairro de Harajuku, respectivamente.

    Misako Aoki

    Outros símbolos da cultura pop japonesa também ajudam a representar o Japão mundo afora. O gato-robô Doraemon foi nomeado Embaixador do Anime, enquanto a gatinha Hello Kitty é a Embaixadora do Turismo.

    Será que teremos embaixadora do estilo hentai um dia?

    2 comentários:

    1. achei as lolitas japonesas bem mais bonitas que as brasileiras

      ResponderExcluir
    2. as japonesas das fotos são 'famosas'. é como comparar sua prima bonitinha com qualquer atriz bonita/famosa...

      ResponderExcluir

    Fashion

    Beauty

    Culture