Ano vai e vem, e Ayumi Hamasaki, uma das J Singers favoritas do paĆs dos olhos puxados, acalenta seus poderosos rituais de lanƧar uma grande turnĆŖ no final de cada anuĆ”rio, com os sucessos e faixas de seus mais recentes Ć”lbuns.

O Arena Tour 09 não pode ser considerado o melhor da diva, mas é digno de entrar pra lista dos shows mais bem produzidos da história da cantora.
Quem sabe por humildade da própria cantora as apresentações deste ano foram mais simplórias, ao contrÔrio do que tivemos em 2008 com pitadas exageradas de efeitos especiais, e até um carrossel com Ayumi em forma de boneca cantando Marionette. Neste ano conferimos uma Ayumi mais simplória, apelando mais pra emoção que pro "encher os olhos com brilho e explosões".
Sem mais delongas, vamos discorrer, tópico por tópico, do que saiu da voz de Ayumi, no show maioral de sua carreira em 2009.
No palco temos a escuridĆ£o caracterĆstica e o suspense clĆ”ssicos dos shows da moƧa, ao que repentinamente uma horda de imagens brotam do telĆ£o com a intro Pieces of Seven.
Fico um pouco indignado com a falta de emoção com que o povo japonês recebe a abertura do único show master de uma das cantoras mais fodas no Japão. Quem sabe faça parte da própria cultura japonesa não receber de braços tão abertos e com tanto orgasmo artistas consagrados que conquistam nossos ouvidos com doce música, mas, ainda assim, acho que devia ter mais esfregação, gritos e potência do público aclamando a cantora. Ponto positivo pra nós, brazucas neste sentido.
Eis que uma horda de danƧarinos surgem no palco com guardachuvas brancos, banhados pela tema de Dragon Ball: The Movie, Rule.
Luzes esverdeadas tomam conta do palco e uma Ayumi animada, com um collant preto, imitando o do vĆdeo surge recitando os versos iniciais do sucesso, contornada pelos gritos nipĆ“nicos desesperados.
Para pegar carona no hit, Ayu emenda a potente Unite!, ainda com o mesmo vestuÔrio. Uma curiosidade é que jÔ é tradição de Ayu cantar duas músicas utilizando a mesma roupa, geralmente músicas com sons semelhantes do mesmo Ôlbum.
Feita a abertura com as duas mĆŗsicas, Ć© a vez do segundo prólogo. Disco-munication invade o palco e o grande telĆ£o mostra um game coloridĆssimo, no maior estilo Mario Bross, com as próprias danƧarinas e danƧarinos de Ayu sendo os protagonistas.
Para dar efeito de como se eles tivessem acabado de sair do telĆ£o, comeƧa um dos melhores momentos do show em minha opiniĆ£o, com a animadĆssima EnergizE. Seguida pelo sucesso Sunrise ~LOVE is ALL~, com direito a paquitas e pompons no maior calibre Xuxa de ser.
(Ayumi adora pagar uma de Xuxa e animar o povo japonês. Me pego a pensar o estrago que a Xuxa faria se fosse mais divulgada no Japão e.... bom, melhor voltar ao show).
Load of the SHUGYO Ć© tocada, enquanto na tela vemos Ayumi numa versĆ£o mulher decidida, para dar inĆcio aos momentos anos 60 do show. A cantora abusa de trajes clĆ”ssicos e rituais de danƧas de cadeiras estilo Pubs da Ć©poca citada em LOVE 'n' HATE e identity. Ć uma pena que Hamasaki nĆ£o use de mĆŗsicas de cd's anteriores, para compor os seus Arena Tours. RarĆssimas sĆ£o as excessƵes, como Dearest no A Tour 2008, porquĆŖ My Name is Woman e Bold and delicious se encaixariam perfeitamente pra este momento do show.
In The Corner introduz Ć um dos momentos clĆmax da apresentação.
Eis que Ayumi surge com um lindo vestido branco e contas diamantadas ao redor dos braƧos, enquanto recita os poemas iniciais da lindĆssima HOPE or PAIN, acompanhada por um casal de bailarinos que simulam um romance impossĆvel, dependendo do ponto de vista.
A aclamada GREEN, sucesso dos Charts, faz parte dessa apresentação. Um cenÔrio verde-musgo fluorescente surge, englobando o casal dramÔtico, enquanto a cantora entoa o sucesso.
Os mais chorões se derretem com o momento que acompanha essa batelada de sucessos. à a hora de Ayumi surgir em uma pilastra que gira em torno do palco com seu bailarino-mór (sim, eles devem ter um caso), cantando a balada do Natal passado Days. à impressionante o modo como ela se emociona de verdade com essa música e, ao longo dela, percebe-se a mudança tonal na voz da cantora, que oscila entre o choro e a quase falta de voz de tanta tristeza.
Evolution se inicia. Quem sabe para limpar o ar da melancolia que Days deixou. E com ela, SIGNAL grudadinha. SerÔ que Ayumi andou dando uma passeada em sites brasileiros e buscou "carnaval" no Google? Porque os trajes nos levam justamente à essa suposição. Em certos momentos, ela parece um globo de danceteria ambulante, rebolando os 4 cantos do palco.
Momentos Matrix procedem, luzes psicodélicas se movimentam na tela cinemÔtica de lados pra outros. Muita música eletrÓnica e uma invasão de dançarinos com roupas psicodélicas desenvolvem a ótima Rollin'.
O ponto mais negativo do show vem agora.
O que era pra ser a melhor de todas as apresentações, pois a potência do hit grita e exige por isso, acabou se tornando uma música coadjuvante de Rollin'. Triste pesar pra Sparkle, que não teve nem troca de figurino. Só vale pelas caras que Ayumi faz, safadamente safadas. Sim a redundância é proposital. Assistem e concordem.
O final se aproxima, e um grande e lindo céu nos engloba pra dentro da arena. Bridge to the sky é a ponte pro Gran'Finalle, nem tão grande assim.
Com tanta escolha excelente pra finalizar o show, Ć© quase impossĆvel de entender o porquĆŖ de Next Level para o desfecho.
Em contrapartida da péssima escolha, a apresentação é uma das melhores de todo o show. Ayumi traja uma roupa totalmente branca, muito "anonovo-girl", e um chapéu cravejado de brilhantes.
A grande escadaria finalmente ganha destaque, e a brincadeira com o nome da música Next Level não poderia ser mais criativa. A cada verso da música a cantora sobe um lance à mais da grande escadaria luminosa. Ao final, uma cadeira glamourosa à espera pela cantora, que, ao sentar-se, é elevada metros acima do palco, ainda recitando a canção.
O Arena Tour 2009 chega ao fim, com uma saraivada de japoneses com leques grandes, plumosos e brilhantes danƧando em torno do palco.
Ayumi se despede sorridente e nos verƔ "again" no A Tour de 2010, com novos sucessos e efeitos ainda mais psicodƩlicos.

O Arena Tour 09 não pode ser considerado o melhor da diva, mas é digno de entrar pra lista dos shows mais bem produzidos da história da cantora.
Quem sabe por humildade da própria cantora as apresentações deste ano foram mais simplórias, ao contrÔrio do que tivemos em 2008 com pitadas exageradas de efeitos especiais, e até um carrossel com Ayumi em forma de boneca cantando Marionette. Neste ano conferimos uma Ayumi mais simplória, apelando mais pra emoção que pro "encher os olhos com brilho e explosões".
Sem mais delongas, vamos discorrer, tópico por tópico, do que saiu da voz de Ayumi, no show maioral de sua carreira em 2009.
No palco temos a escuridĆ£o caracterĆstica e o suspense clĆ”ssicos dos shows da moƧa, ao que repentinamente uma horda de imagens brotam do telĆ£o com a intro Pieces of Seven.
Fico um pouco indignado com a falta de emoção com que o povo japonês recebe a abertura do único show master de uma das cantoras mais fodas no Japão. Quem sabe faça parte da própria cultura japonesa não receber de braços tão abertos e com tanto orgasmo artistas consagrados que conquistam nossos ouvidos com doce música, mas, ainda assim, acho que devia ter mais esfregação, gritos e potência do público aclamando a cantora. Ponto positivo pra nós, brazucas neste sentido.
Eis que uma horda de danƧarinos surgem no palco com guardachuvas brancos, banhados pela tema de Dragon Ball: The Movie, Rule.
Luzes esverdeadas tomam conta do palco e uma Ayumi animada, com um collant preto, imitando o do vĆdeo surge recitando os versos iniciais do sucesso, contornada pelos gritos nipĆ“nicos desesperados.
Para pegar carona no hit, Ayu emenda a potente Unite!, ainda com o mesmo vestuÔrio. Uma curiosidade é que jÔ é tradição de Ayu cantar duas músicas utilizando a mesma roupa, geralmente músicas com sons semelhantes do mesmo Ôlbum.
Feita a abertura com as duas mĆŗsicas, Ć© a vez do segundo prólogo. Disco-munication invade o palco e o grande telĆ£o mostra um game coloridĆssimo, no maior estilo Mario Bross, com as próprias danƧarinas e danƧarinos de Ayu sendo os protagonistas.
Para dar efeito de como se eles tivessem acabado de sair do telĆ£o, comeƧa um dos melhores momentos do show em minha opiniĆ£o, com a animadĆssima EnergizE. Seguida pelo sucesso Sunrise ~LOVE is ALL~, com direito a paquitas e pompons no maior calibre Xuxa de ser.
(Ayumi adora pagar uma de Xuxa e animar o povo japonês. Me pego a pensar o estrago que a Xuxa faria se fosse mais divulgada no Japão e.... bom, melhor voltar ao show).
Load of the SHUGYO Ć© tocada, enquanto na tela vemos Ayumi numa versĆ£o mulher decidida, para dar inĆcio aos momentos anos 60 do show. A cantora abusa de trajes clĆ”ssicos e rituais de danƧas de cadeiras estilo Pubs da Ć©poca citada em LOVE 'n' HATE e identity. Ć uma pena que Hamasaki nĆ£o use de mĆŗsicas de cd's anteriores, para compor os seus Arena Tours. RarĆssimas sĆ£o as excessƵes, como Dearest no A Tour 2008, porquĆŖ My Name is Woman e Bold and delicious se encaixariam perfeitamente pra este momento do show.
In The Corner introduz Ć um dos momentos clĆmax da apresentação.
Eis que Ayumi surge com um lindo vestido branco e contas diamantadas ao redor dos braƧos, enquanto recita os poemas iniciais da lindĆssima HOPE or PAIN, acompanhada por um casal de bailarinos que simulam um romance impossĆvel, dependendo do ponto de vista.
A aclamada GREEN, sucesso dos Charts, faz parte dessa apresentação. Um cenÔrio verde-musgo fluorescente surge, englobando o casal dramÔtico, enquanto a cantora entoa o sucesso.
Os mais chorões se derretem com o momento que acompanha essa batelada de sucessos. à a hora de Ayumi surgir em uma pilastra que gira em torno do palco com seu bailarino-mór (sim, eles devem ter um caso), cantando a balada do Natal passado Days. à impressionante o modo como ela se emociona de verdade com essa música e, ao longo dela, percebe-se a mudança tonal na voz da cantora, que oscila entre o choro e a quase falta de voz de tanta tristeza.
Evolution se inicia. Quem sabe para limpar o ar da melancolia que Days deixou. E com ela, SIGNAL grudadinha. SerÔ que Ayumi andou dando uma passeada em sites brasileiros e buscou "carnaval" no Google? Porque os trajes nos levam justamente à essa suposição. Em certos momentos, ela parece um globo de danceteria ambulante, rebolando os 4 cantos do palco.
Momentos Matrix procedem, luzes psicodélicas se movimentam na tela cinemÔtica de lados pra outros. Muita música eletrÓnica e uma invasão de dançarinos com roupas psicodélicas desenvolvem a ótima Rollin'.
O ponto mais negativo do show vem agora.
O que era pra ser a melhor de todas as apresentações, pois a potência do hit grita e exige por isso, acabou se tornando uma música coadjuvante de Rollin'. Triste pesar pra Sparkle, que não teve nem troca de figurino. Só vale pelas caras que Ayumi faz, safadamente safadas. Sim a redundância é proposital. Assistem e concordem.
O final se aproxima, e um grande e lindo céu nos engloba pra dentro da arena. Bridge to the sky é a ponte pro Gran'Finalle, nem tão grande assim.
Com tanta escolha excelente pra finalizar o show, Ć© quase impossĆvel de entender o porquĆŖ de Next Level para o desfecho.
Em contrapartida da péssima escolha, a apresentação é uma das melhores de todo o show. Ayumi traja uma roupa totalmente branca, muito "anonovo-girl", e um chapéu cravejado de brilhantes.
A grande escadaria finalmente ganha destaque, e a brincadeira com o nome da música Next Level não poderia ser mais criativa. A cada verso da música a cantora sobe um lance à mais da grande escadaria luminosa. Ao final, uma cadeira glamourosa à espera pela cantora, que, ao sentar-se, é elevada metros acima do palco, ainda recitando a canção.
O Arena Tour 2009 chega ao fim, com uma saraivada de japoneses com leques grandes, plumosos e brilhantes danƧando em torno do palco.
Ayumi se despede sorridente e nos verƔ "again" no A Tour de 2010, com novos sucessos e efeitos ainda mais psicodƩlicos.
Setlist:
01. Pieces of SEVEN
02. Rule
03. UNITE!
04. Disco-munication
05. EnergizE
06. Sunrise ~LOVE is ALL~
07. Load of the SHUGYO
08. LOVE 'n' HATE
09. identity
10. In The Corner
11. HOPE or PAIN
12. GREEN
13. Days
14. evolution
15. SIGNAL
16. rollin'
17. Sparkle
18. Bridge to the sky
19. NEXT LEVEL
01. Pieces of SEVEN
02. Rule
03. UNITE!
04. Disco-munication
05. EnergizE
06. Sunrise ~LOVE is ALL~
07. Load of the SHUGYO
08. LOVE 'n' HATE
09. identity
10. In The Corner
11. HOPE or PAIN
12. GREEN
13. Days
14. evolution
15. SIGNAL
16. rollin'
17. Sparkle
18. Bridge to the sky
19. NEXT LEVEL
Confira alguns vĆdeos dos momentos mais marcantes da apresentação:
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