Assine o Feed

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

[atualizado] Review 2: Nogizaka Haruka no Himitsu


Nogizaka Haruka no Himitsu.

Carlírio Neto

"Um segredo otaku... "

Haruka e Yuuto.

Ultimamente tem ocorrido o lançamento de muitos animes que tentam retratar como vive um otaku no Japão. Títulos como o aclamado “Lucky Star” logo vem à mente. Entretanto, um outro anime de mesmo segmento mereceu destaque em 2008.

Trata-se de “Nogizaka Haruka no Himitsu”, título este que conta sobre a jovem Nogizaka Haruka, a filha mais velha e herdeira da rica e poderosa família Nogizaka. Trata-se de uma jovem inteligente, estudiosa e muito dedicada, mas muito desligada sobre os assuntos da vida real.

Ela é uma otaku de carteirinha, desde a sua infância, graças à uma presente que lhe foi dado em um momento de tristeza: a primeira edição de uma revista chamada “Innocent Smile”.

Entretanto a Haruka possui um grande medo de alguém venha à descobrir o seu passatempo predileto, uma vez que os otakus são mal vistos pela sociedade. Em um acidente na escola, ela acaba conhecendo o jovem Ayase Yuuto, que descobre sobre o se passatempo, e passa a ajudar Haruka à guardar segredo sobre o mesmo.

Yuuto não possui nada de especial, sendo um rapaz totalmente normal e que, tomando por base o comportamento de sua irmã mais velha e de sua professora que vivem sob o mesmo teto, passa à ter um pensamento negativo sobre as mulheres. Pensamento este que é desfeito após conhecer a Haruka.

Muitas situações interessantes ocorrem com este casal no decorrer do anime. O Yuuto chega à assumir certas responsabilidades para manter em sigilo o passatempo da Haruka. E os demais personagens que aparecem no anime contribuem em muito para isso, servindo de ótimos modelos a irmã mais nova da Haruka ( a sempre alegre Nogizaka Mika, que sempre tenta unir a sua irmã e o Yuuto ) e um colega de classe do Yuuto ( Asakura Nobunaga: otaku em demasiado, até mais do que a Haruka ). A aparição de mais uma garota, chamada Amamiya Shiina, também tem algum destaque.

O anime não tenta em nenhum instante ser uma obra impactante,ou de chamara atenção freneticamente. Para ser mais objetivo, o anime é básico, e isso em vários sentidos. Ele mistura vários gêneros em si, e isso o anime faz dignamente, sem maiores atropelamentos.

Alguns personagens não foram tão bem aproveitados como poderiam, sendo caso especial da Shiina. Seria mais interessante se ela assumisse um papel real de rival da Haruka pelo Yuuto, o que não ocorre. Entretanto, ela não é uma personagem ruim.

A estória é simples, repleta de clichês e previsível, mas agrada. Os traços do anime podem certos efeitos de luz interessantes, mas no geral são normais. Já a trilha sonora chama atenção, presente em momentos-chave do anime com belos repertórios feitos em piano.

De um modo geral, “Nogizaka Haruka no Himitsu” não tem a mínima intenção de ser um anime chamativo ou que venha à ser lembrado no futuro por ter feito história com seus personagens, traços ou algo deste gênero. Ele quer ser simples, e ganhar o carinho de quem o assistir.

Anime recomendado.

A "mascote" da série...

NOTA: 7,5 - O anime quer ser simples, mas cumpre mais do que promete.

Leandro Nisishima

"Tudo no anime foi feito pensando nos otakus."

Haruka como Shana ( de "Shakugan no Shana" ).

Diferente do que se pensa ser otaku no Japão nunca foi fácil e tranquilo. A vida daqueles que tem os animes e mangás como hobby número 1 sofre de diversos preconceitos na terra do sol nascente. Essa última afirmação pode até parecer absurda, porém é assim que as coisas são por lá. Existe um universo amplo e totalmente desconhecido dos brasileiros, que ultimamente pode ser conferido em séries como Genshiken, Lucky Star e recentemente Nogizaka Haruka no Himitsu.

Todos tentam de alguma forma mostrar parte desse universo, embora seja bem verdade, que os dois primeiros são bem mais competentes na hora de se trabalhar com essa temática. Não que Nogizaka Haruka fique para trás, porém em quesito criatividade e originalidade perde pontos frente aos outros dois.

Deixando isso de lado o anime narra a vida de Nogizaka Haruka, uma garota rica, inteligente, esforçada e bem vista na escola onde estuda. Contudo, por trás de toda a sua elegância, Haruka esconde de todas as formas o seu lado otaku. Para a sua infelicidade, Ayase Yuuto acaba descobrindo o seu grande segredo acidentalmente. Porém, diferente do que normalmente aconteceria, Yuuto não tem preconceito nenhum contra otakus, e até vê isso com bons olhos. Desse ponto em diante, surge uma grande amizade entre os dois, bem como, o colégio inteiro passa a observar o relacionamento dos dois, sobretudo os invejosos.

Um ponto a ser considerado é que tudo no anime foi feito pensando nos otakus. A maior parte dos elementos de sucesso num anime otaku estão em Nogizaka Haruka. Temos a protagonista "moe", a "imouto", a rival da protagonista, o triângulo amoroso, fanservice, referências a outros animes, seiyuus famosas (Satou Rina, Mamiko Noto e Kana Ueda), o fã clube, empregadas, entre vários outros detalhes.

Boa parte dessas situações são agradáveis, e isso é ajudado pela boa trilha sonora, composta quase que totalmente no piano. Aliás, tecnicamente o anime é relaxante de se assistir, prova que o Studio Barcelona é um dos melhores nesse quesito, basta lembrar que o estúdio acertou também com o visual, as animações e a trilha sonora de Nanatsuiro Drops, outro dos seus trabalhos.

Porém, assim como em Nanatsuiro Drops, em termos de enredo o estúdio Barcelona tem muito a aprender. Apesar de divertido e engraçado em determinados momentos, é difícil dizer que Nogizaka Haruka no Himitsu seja o melhor exemplo entre os animes que seguem essa linhagem. O elenco tem o seu carisma e é bem óbvio que o lado clichê deles está ali propositalmente. Contudo, é uma pena que a participação de alguns tenha sido tão limitada, como é o caso de Amamiya Shiina.

Somado a isso, o enredo acaba ficando no meio termo, pois nada é desenvolvido em plenitude. O preconceito contra os otakus aparece apenas de relance, sem um desenvolvimento subsequente. As referências ao universo otaku são variadas, porém mal colocadas e fracas comparadas a aquelas presentes em anime como Lucky Star e Genshiken. Uma pena que os clichês básicos desse seleto grupo nem sempre sejam usados da forma adequada.

O que sobra de tudo isso é apenas o carisma das personagens, alguns bons momentos aqui e ali, a parte técnica competente (sobretudo a trilha sonora) e a premissa inicialmente genial.

Um pessoal bem divertido se faz presente no anime.

NOTA: 6,0 - Boas idéias, mas nem todas usadas da melhor forma


*****

Yuto Ayase

Haruka Nogizaka

Shinma Amamiya

Nobunaga Asakura

Nagai, Takenami, e Ogawa (os três idiotas), junto com Yuto

Yukari Kamishiro e Ruko Ayase

*****


Atualização: Saiu a confirmação da segunda temporada de Nogizaka Haruka no Himitsu! De acordo com o Anime News Network, a equipe de produção e estúdio da primeira temporada foi mantida, o mesmo com os dubladores.

Não há previsão de quando será lançado.

Como bônus, vídeo com abertura e encerramento do anime:



Share this post
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

1 comentários

  1. LoL! Muito bom mesmo, já tinha assistido esse anime e concordo que realmente esse anime é bom, mas não tanto pra ser o melhor de todos os tempos.
    Ah, e pro pessoal que quer saber mais como um Otaku se passa no Japão porem gosta mais de Doramas, tem um que se chama Densha Otoko que é realmente bom.
    Falouss. Bom trabalho o de vocês Kotatsu! Continuem trazendo mais reviews de animes pouco conhecidos!

    ResponderExcluir

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© Kotatsu Shinbun
Designed by BlogThietKe Cooperated with Duy Pham
Released under Creative Commons 3.0 CC BY-NC 3.0
Posts RSSComments RSS
Back to top