• Breaking News

    terça-feira, 24 de novembro de 2009

    Review: ef ~a tale of memories~



    Leandro Nisishima


    Miyamura e Hirono numa calma noite de natal.

    Baseado num game eroge produzido pela minori, ef é tido como um dos grandes títulos do gênero. Não somente ele, como a minori é de longe uma das melhores produtoras do ramo. Porém, por ironia do destino a maioria das versões animadas baseadas em games da empresa foram de qualidade bastante duvidosa. Porém, ef foi tanto o título que consagrou a produtora, como aquele que quebrou a "maldição" das péssimas versões animadas. Parte disso devido ao bom trabalho do estúdio SHAFT a frente da produção.

    Em primeiro lugar vale destacar que ef é um dos animes mais bonitos tecnicamente que apareceram nos últimos tempos, mesmo passados dois anos de estréia. A riqueza de detalhes é tamanha, que supera até mesmo outros animes baseados em visual novels, tal como Kanon 2006 e Clannad ~After Story~. Na verdade, embora pareça óbvio que ef seja bonito devido ao seu character design e os cenários de fundo, o grande charme do anime é sem dúvidas a belíssima qualidade de animação conseguida pela SHAFT.

    Aqui não é suficiente destacar apenas a movimentação das personagens e dos cenários, mas sim a forma como se dá certas transições de cenas. Há um grande uso do recurso de fotografia e de telas em preto e branco. Aliado a isso, a trilha sonora composta pelo Tenmon confere certo clima bucólico ao anime, que se encaixa perfeitamente com o arco de Renji e Chihiro. Há certo clima "natalino" na trilha sonora logo no começo, em especial no arco dos personagens Hirono e Miyamura.

    E falando na estória, ef pode até se utilizar de certos clichês, como o tradicional triângulo amoroso entre Hirono, Kei e Miyamura, mas consegue sair desse tipo de situações adicionando não somente o drama básico esperado de um triângulo amoroso, como também toda a sua beleza técnica e situações que exigem sacrifícios e trazem problema aos personagens. Por exemplo, Hirono poderia ser um típico estudante de colegial, que vive dias felizes com Miyamura, porém o garoto decidiu seguir a carreira de mangaká e divide seu tempo entre escola e trabalho (e o trabalho de um mangaká nunca é fácil.

    Mesmo quando Miyamura aparece, Hirono não se entrega totalmente a ela ou mesmo a sua amiga de infância Kei, se dedicando em tempo quase integral ao trabalho. Por sua vez, embora Miyamura seja uma personagem largada, aos poucos vemos que a sua liberdade nem sempre é algo valioso, nobre e bom, afinal essa mesma liberdade traz solidão e dúvidas para ela. Nesse meio ainda teremos a própria Kei e Kyosuke, um amigo de Hirono.

    Outro ponto a se destacar, é que além do arco de Hirono e Miyamura, temos a história de Renji e Chihiro, que não somente mantêm o bom nível do arco citado anteriormente, como é o mais original do anime. Chihiro e Renji se encontram de uma maneira típica e bem tradicional em animes. Ambos se conhecem numa estação de trem abandonada, onde Renji costumava passar os seus momentos de folga, seja lendo livros ou andando pelos trilhos. A primeira conversa dos dois será cercada de timidez e certa hesitação, mas com o tempo se tornará um grande drama, devido a uma misteriosa doença que afeta a memória de Chihiro.

    O ponto chave de ef é que embora ambas as histórias pareçam inicialmente isoladas, elas se complementam perfeitamente. Cada casal consegue a sua felicidade, enfrentando suas próprias dificuldades e jeitos de ser. Nesse meio temos a misteriosa Yuuko e o calado Himura, que tentam auxiliar nos problemas pessoais e amorosos do elenco. Enfim, poderia destacar outros pontos, mas é impossível dizer o quanto ef é bom sem conferir o excelente trabalho técnico da SHAFT. Muita da beleza do título e mesmo do enredo é transmitida por aquilo que deveria ser a verdadeira linguagem de qualquer anime: a própria animação.


    Um dos primeiros encontros entre Renji e Chihiro.

    NOTA: 9,0/10,0 - ef pode ser resumido como um misto entre grande trabalho técnico e bom enredo, mesmo que esse último contenha um elenco parcialmente clichê.

    Um comentário:

    1. é um anime realmente muito ótimo! sem dúvidas, está entre os meus favoritos.

      ResponderExcluir

    Fashion

    Beauty

    Culture