Assine o Feed

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Celebridades: Mamiko Noto

por Leandro Nisishima (Equipe KS)

Antes de começar gostaria de apresentar essa que é a mais nova seção do KS. A seção celebridades é herdada do Subete Animes, e tem exatamente o mesmo propósito da sua antecessora. Toda edição estaremos apresentando um nome da indústria japonesa dos animes, seja ele um autor de mangá, diretor de anime, seiyuu, cantor ou assim vai. Para iniciar a seção, nesse mês trazemos algumas informações sobre Mamiko Noto, uma seiyuu bem antiga no ramo, mas ainda muito querida entre os fãs.


Biografia
Nome: Mamiko Noto
Data de nascimento: 06/02/1980
Cidade Natal: Kanazawa
Tipo sanguíneo: O


Sobre a artista
Mamiko Noto é uma seiyuu de grande relevância na indústria dos animes, mesmo com a chegada de novos talentos como Hirano Aya, Haruka Tomatsu, Chihara Minori, entre outros. Ela faz parte daquele seleto grupo de seiyuus experientes, porém lendárias, da qual temos Rie Kugimiya, Ayako Kawasumi, Yui Horie e Shizuka Itou. E assim como Rie Kugimiya, Mamiko Noto tem um jeito único de dublar, embora não duble apenas um tipo de personagem em específico, da mesma forma que Rie. No entanto, a maior parte dos trabalhos da seiyuu contam com uma voz fina, delicada e extremamente "doce". Poucas seiyuus no mercado têm a capacidade de imitar perfeitamente a maneira de falar da Mami-chan.

Entre os fãs, Mamiko Noto é conhecida por diversos apelidos, sendo que o mais conhecido deles é "Mami-mami", mas há outros como "Noto-chan", "Mami-chan" e "Noto-mami". De todo jeito, Mamiko Noto começou a sua carreira de uma maneira normal e parecida com a da grande maioria dos artistas. Seu primeiro trabalho foi em 1999, no anime Super B-Daman. Até aí nada demais, e de certa forma demoraria bastante até ela emplacar uma personagem marcante. Mamiko Noto não teve uma carreira explosiva como Hirano Aya, e nem uma personagem marcante tal como Haruhi.

O seu sucesso foi crescendo com a quantidade e tipos de personagens que ela dublou. Nos seus três primeiros anos, a seiyuu já fazia algo em torno de seis personagens diferentes, número considerado alto para uma estreante. Não havia nenhuma personagem marcante nesses trabalhos, mas certamente foi um início bastante promissor. Já em 2003 o número de atuações de Mami-chan praticamente dobrou, sendo que esteve presente na pele de alguns personagens importantes como Hazuki, de Yami to Boushi to Hon no Tabibito, e Narue, de Narue no Sekai. Ainda nesse ano estreou no mercado de jogos, fazendo o trabalho em títulos diversos, não se limitando a dublar games baseados em algum anime, como acontece frequentemente com Chihara Minori.

Pois bem, se 2003 já havia sido bom, 2004 seria ainda melhor. Nesse ano Mamiko apareceu em séries importantes e de destaque na época como é o caso de Elfen Lied (Yuka), Maria-sama ga Miteru (Toudou Shimako), Monster (Nina), e School Rumble (Yakumo). Já nessa época ela se firmava como uma das grandes seiyuus, mas infelizmente teve algumas complicações no ano seguinte, contudo, nada que a impediu de continuar com seu ótimo trabalho como seiyuu.


Os anos de consolidação e os dias atuais
Em 2005 Mamiko Noto levou um susto. Durante seis semanas a famosa seiyuu foi internada e diagnosticada com complicações no coração. A parte boa dessa história é que não houve nada grave, e a artista pode continuar atuando em games, animes, comerciais de TV, CD Dramas, ou em resumo, em tudo que ela já estava fazendo. Aliás, nesse mesmo ano ela gravou seu primeiro programa de rádio, referente ao anime Ichigo 100%. Nos animes conseguiu estrelar num dos seus papéis mais famosos, o de Enma Ai, do anime Jigoku Shoujo. Além dela podemos destacar Nodoka Miyazaki (Mahou Sensei Negima!) e Ana Coppola (Ichigo Mashimaro).

Enquanto 2005 confirmava a chegada de Mamiko Noto no hall da fama das seiyuus, 2006 pode ser visto como um ano de consolidação dessa posição. Tanto é que seus melhores trabalhos nessa época vieram de continuações de séries onde a seiyuu interpretou papéis importantes. Novamente tivemos a Nodoka, de Negima; a Enma Ai, de Jigoku Shoujo; e por fim a Yakumo, na segunda temporada de School Rumble. Acabou não sendo uma época tão variada em termos de destaque, algo que aconteceria no ano seguinte.

Em 2007, Mamiko Noto teve um dos seus melhores anos na sua longa carreira de seiyuu. A artista teve uma aparição importante no anime Clannad, onde fez a voz de Ichinose Kotomi, uma das heroínas principais do anime. Teve também participação importante no popular Zero no Tsukaima, interpretando a personagem Tiffania. Isso sem falar naquele que considero uma das melhores atuações dela, que é a da Shihou Matsuri. Nesse em especial, a voz dela tem um tom um pouco diferente do normal, embora conserve todas as características que a fizeram ser reconhecida pelos otakus de todo mundo. Desse ano ainda podemos destacar participações menores como Shujou Mitsuki (Kimikiss), Aoi Mutou (Moyashimon), Sakura Saku (Nodame Cantabile), Hecate (Shakugan no Shana), e Ouba Tsukiyo (sketchbook).

Por fim, no ano passado ela voltou a atuar com alguns personagens famosos, vide o caso de Ichinose Kotomi, Enma Ai e Tiffania. Mas também pegou papéis novos e marcantes, sendo o principal deles o da personagem Nogizaka Haruka, do anime de mesmo nome. Outro de destaque (embora odeie o anime em questão) é o de Kouta, na série ecchi Kanokon. Fecho os destaques com a Fiona (Allison to Lilia) e Himegami (To Aru Majutsu no Index). Agora nesse ano, Mamiko Noto já tem nove trabalhos anotados e registrados, porém nem todos executados ainda, como por exemplo, a de Nogizaka Haruka, cuja continuação está prevista para outubro desse ano.


Estilo de dublagem e principais trabalhos
Como bem dito, a voz de Mamiko Noto não se diferencia tanto de um trabalho para outro, sendo bem doce, suave e delicada. As personagens de maior destaque da seiyuu são justamente as que possuem características parecidas com a sua voz, vide o caso de Toudou Shimako e Ana Coppola. O seu tom de voz combina também com personagens mais calados, que exibem dentro de si um certo ar de mistério, onde podemos usar como exemplo Enma Ai e Himegami.

Independente disso é uma voz inconfundível, tanto quanto o de Rie Kugimiya no papel de alguma tsundere, com a diferença que Rie dubla personagens que vez ou outra podem "irritar" devido a seu tom de voz. No caso dos trabalhos de Mamiko Noto o normal é ser pego e ficar "atordoado" com uma voz tão doce quanto a dela. Às vezes até doce demais para o gosto de várias pessoas. De todo jeito, gostaria de destacar agora alguns dos trabalhos principais dela, e outros mais recentes, em especial referentes a nova temporada de julho.


Ichinose Kotomi - Clannad
Sendo uma série extremamente popular atualmente no Japão era normal que a voz de Mamiko Noto chamasse atenção. E ela se faz presente na personagem Ichinose Kotomi de uma maneira natural e que só reforça a "inocência" da personagem. Na verdade, Kotomi no início da série tem um olhar meio perdido, junto de uma distração natural e normal de pessoas inteligentes, que raramente escutam pessoas a sua volta. Com o tempo isso fica menos evidente, mas não muda o fato de que a voz suave de Mamiko Noto combina muito bem com a personalidade de Kotomi e a decisão de colocá-la como a dubladora da personagem foi incrivelmente acertada.
Vídeos
Clique Aqui


Enma Ai - Jigoku Shoujo
Enma Ai é o exemplo de como uma voz bonita e doce pode ser usada para um propósito "maléfico". Não que o trabalho de Noto-chan tenha ficado ruim, pelo contrário, é um dos preferidos dos fãs dela, e também segue por um estilo diferente do tradicional. Enma Ai aparentemente exala pureza dentro de si, com seu quimono escuro, olhar sério e enigmático e fala suave e calma. Por outro lado, ela é na verdade a Jigoku Shoujo, ou donzela do inferno, responsável por mandar pessoas ao referido lugar, quando contratada por alguém que sente grande remorso de outro indivíduo. Ser mandado para o inferno não deve ser algo divertido, mas ouvir a voz de Mamiko Noto antes disso pelo menos é uma ótima recompensa.
Vídeo
Clique Aqui


Toudou Shimako - Maria-sama ga Miteru
Se a voz de Mamiko Noto está ligada a suavidade, doçura e pureza, então a personagem Toudou Shimako é a que melhor representa essas características. Shimako é uma das personagens do anime Maria-sama ga Miteru, que se passa numa escola religiosa feminina. A maioria das personagens nesse anime tem um comportamento que pode ser chamado de exemplar (porém sem ser "idealizado" demais), da qual Shimako é provavelmente um dos seus melhores exemplos. A dublagem feita pela Mamiko Noto soa como uma das mais naturais entre todos os seus trabalhos.
Vídeo
Clique Aqui


Nogizaka Haruka - Nogizaka Haruka no Himitsu
De início é possível estranhar, pois Nogizaka Haruka apesar de ser uma garota rica e consequentemente uma "ojou-san" é extremamente desastrada e por vezes tímida. Mamiko Noto tem costume de dublar personagens mais sérias ou delicadas, porém raramente dubla personagens desastradas e tímidas. Esse perfil "dojikko" não se faz tão presente no seu trabalho, mas Nogizaka Haruka é um exemplo contra essa afirmação. Talvez justamente por ser um dos poucos trabalhos dela nessa linhagem, a impressão inicial que se tem é que a dublagem está um pouco fora do contexto, porém geralmente acaba sendo uma impressão de alguém que já viu Mamiko dublando personagens bem diferentes como Enma Ai e Shimako.
Vídeo
Clique Aqui


Ana Coppola - Ichigo Mashimaro
Em primeiro lugar Ana Coppola é uma criança, sendo naturalmente um tanto quanto inocente. Em segundo é uma garota calma e tranquila, sem os ataques de raiva da Chika, sem o lado medroso da Matsuri e sem a personalidade agitada e "mala" da Miu. Ou seja, Ana tem a personalidade perfeita e típica de uma personagem dublada por Mamiko Noto. Nem preciso dizer que combinou bem, certo?
Vídeo
Clique Aqui


Tsukamoto Yakumo - School Rumble
Um dos primeiros trabalhos de sucesso da Mamiko, Yakumo é para ela, quase o que Shana é para Rie Kugimiya. Yakumo é uma das personagens principais de School Rumble, sendo irmã de Tsukamoto Tenma, e tendo por vezes, uma participação maior e mais marcante do que a irmã, em parte devido as situações hilárias que se envolve ao lado de Harima. Yakumo, diferente de Tenma tem uma personalidade mais séria, porém segue o padrão distraído de Kotomi, embora não seja tão inteligente e nem tão desligada e "moe" quanto a outra personagem.
Vídeo
Clique Aqui


Shihou Matsuri - sola
Matsuri é um trabalho da Mamiko Noto que ao mesmo tempo se difere dos outros, e por outro lado não. O tom de voz dela é um pouco diferente do normal, não sendo tão fino perto daquele encontrado em Nogizaka Haruka, mas ainda assim é possível perceber que trata-se de Mamiko Noto dublando. A personalidade de Matsuri também se contradiz com a de outras personagens aqui mencionadas. Matsuri pode ter o lado meigo e doce da maioria das personagens, mas tem outro bem sério e determinado. Matsuri é uma garota que carrega uma grande dor do passado, ainda assim, luta com todas as forças para revertê-lo quando achar a oportunidade de fazê-lo.
Vídeo
Clique Aqui


Yuki Souya - Taisho Yakyuu Musume
O mais novo trabalho de Mamiko Noto e aquele que segue um pouco o lado "ojou-san" de Shimako. Isso até pelo fato da história de Taisho Yakyuu Musume acontecer numa escola feminina. Há algumas diferenças sensíveis, como o fato de que Yuki é mais ativa na hora de ajudar as colegas de classe, fornecendo o material necessário e dicas para que as garotas possam iniciar as atividades no beisebol. Porém, mantém características típicas dessa outra personagem como a responsabilidade e compreensão com as amigas.
Vídeo
Clique Aqui

Extras
Ao invés de copiar todo o histórico de Mamiko Noto, deixei o link com todos os trabalhos dela no mundo dos animes. Há também endereços para os dois sites da artista e vídeos de clipes e outras curiosidades dela.

Histórico
Clique Aqui

Sites pessoais
Twinkle Feather
Clique Aqui
White Aquarium
Clique Aqui

Vídeos
Aizome (PV)
Clique Aqui

Ichinuke (PV)
Clique Aqui

Karinui (PV)
Clique Aqui

Yuugao (Live)
Clique Aqui

Futari wa Wasurechau (Live)
Clique Aqui

Mamiko Noto jogando game de Nogizaka Haruka no Himitsu
Clique Aqui

Entrevista 1
Clique Aqui

Entrevista 2
Clique Aqui

Entrevista 3
Clique Aqui

Entrevista 4
Clique Aqui

Entrevista 5
Clique Aqui

Entrevista 6
Clique Aqui
Share this post
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© Kotatsu Shinbun
Designed by BlogThietKe Cooperated with Duy Pham
Released under Creative Commons 3.0 CC BY-NC 3.0
Posts RSSComments RSS
Back to top