Leandro Nisishima
Kanon2006 é baseado no game de mesmo nome lançado lá no "longínquo" ano 2000. Quando uma pequena produtora de visual novels chamada Key havia acabado de se formar. O game acabou sendo um sucesso e rendeu uma conversão animada em 2002, produzida pelo Toei Animation. Embora mantivesse a qualidade do game, essa primeira versão acabou não sendo tão aceita e glorificada pela rede. Tal fato seria corrigido em 2006, com a chegada da versão produzida pelo Kyoto Animation, que ficou conhecido por refazer as obras da Key e elevá-las a um novo nível em relação às conversões do Toei. Foi assim com Air, Kanon e recentemente Clannad.
Kanon2006 segue quase todos os passos da história original, mas apresenta um character design atualizado e dentro da época em que estreou. Nessa segunda obra do Kyoto Animation com jogos da Key, os traços têm uma quantidade de brilho menor do que a de Air TV, e mais presente daquilo que foi mostrado em Clannad. Pode-se dizer que Kanon é um meio termo entre os outros dois títulos nesse quesito. Essa combinação de traços e iluminação gerou um resultado muito bom, sendo que artisticamente é o anime mais belo dos três e aquele que possui os "elementos de animação" usados de forma mais consistente e equilibrada.
Na parte sonora, diferente do Toei, o Kyoto Animation usou a trilha original do game, não reinventando as músicas da forma como aconteceu no antecessor. Até mesmo a opening foi tirada do jogo. Mesmo parecendo uma simples cópia e preguiça do estúdio, a decisão foi a mais coerente, pois a trilha sonora original é de longe um dos trabalhos mais primorosos do estúdio, talvez abaixo apenas de Clannad. A única faixa incluída nessa versão é a música Kanon, de Johann Pachelbel, mas de resto continua o mesmo.
E falando na canção desse grande compositor, muitos acreditam que o enredo de Kanon e a maneira como a história progride foram inspiradas na composição dele. De fato, o remake feito pelo Kyoto Animation consegue passar parte dessa impressão, além de confirmar essas suspeitas no episódio 14, no arco reservado a personagem Kurata Sayuri. Diferente de Clannad, onde cada arco se concentra quase que exclusivamente numa personagem, em Kanon, a maioria dos arcos vai se desenvolvendo em paralelo. Detalhes são liberados aos poucos, e mesmo parecendo que o cotidiano de cada personagem é o mesmo em todos os episódios, com o passar dele vemos tudo isso se transformando e virando uma historia plena e cheia de sensibilidade, tal como a música em questão.
Esse esquema de arcos segue o padrão de outros animes inspirados em visual novels. Ao todo temos 5 arcos, a saber: Makoto, Shiori, Ayu, Nayuki e Mai. Cada um deles aborda um tipo diferente de história, variando entre contos "mitológicos" (Makoto), simbólicos (Mai e Ayu) e reais (Shiori e Nayuki). Nesse meio temos alguns personagens e sub-arcos importantes na história, como é o caso da presença de Kaori (no arco da Shiori), o arco da Sayuri (no meio da história da Mai) e Amano (no arco da Makoto). O que não muda em nenhum deles é o foco no tema principal de Kanon, que são os milagres.
Diferente de Air TV, o enredo de Kanon carrega uma carga emocional aparentemente triste, mas é algo bem menos melodramático e com um fundo esperançoso e onde boa parte das histórias acaba bem. Além disso, há uma presença maior de comédia, com piadas criativas e originais, de um Yuichi bem diferente do apresentado pela versão do Toei. Não somente visualmente, como em termos de personalidade. Yuichi não é mais aquele rapaz bonzinho e "morto". Ele tem papel ativo na história e tem um senso de humor apurado, semelhante ao de Kyon em Suzumiya Haruhi, sendo apenas menos sarcástico.
Ainda em relação ao enredo, o interessante nessa temática de milagres e aquilo que faz Kanon ter um enredo mais amarrado do que todas as outras obras da Key e mesmo entre as visual novels é a progressão da história, que mesmo contando com arcos isolados, todos acabam se juntando no final e são importantes de uma forma ou outra para a história. Cada um deles relembra uma memória perdida do protagonista Aizawa Yuichi, além de adicionar novos fatos comuns a quem se muda para um novo lugar, como acontece no arco da Shiori e no sub-arco da Sayuri.
Em resumo, Kanon2006 é a combinação na medida certa entre comédia, drama e um pouco de romance. Novamente é um ponto intermediário entre Air TV e Clannad. O primeiro está mais focado no drama, enquanto o segundo começa como uma história mais cômica e só aos poucos desenvolve carga dramática. Kanon2006 tem uma face mais equilibrada, além de um enredo bem costurado e ausente de grandes polêmicas quanto a seu final (a menos no remake). A carga emocional no final é menor do que a de Air TV e em partes de Clannad ~After Story~, ainda assim no "combinado" geral supera os dois por não precisar exagerar em nenhum ponto específico, o que acaba tornando-o uma experiência mais agradável e marcante para quem gosta de ver fatos acontecendo de forma "natural".
NOTA FINAL: 9,0 - Não se deixe enganar pela versão do Toei, pois Kanon é uma grande obra-prima tanto quanto qualquer outra obra da Key, como entre outros animes de drama.
Carlírio Neto
"Um anime que já é considerado um clássico, com uma estória
envolvente e personagens mais do que carismáticos..."
envolvente e personagens mais do que carismáticos..."
Existem animes que marcam quem os assiste, de formas únicas e até sentimentais. Não há exagero algum nesta frase, uma vez que o título em questão é um destes raros exemplos de animes. Sim, pois Kanon2006 tende à prender a sua atenção do início ao fim do anime, onde todos os arcos interligam-se harmoniosamente entre si, proporcionando um grande espetáculo.
Neste anime, magia e sentimentos se misturam, onde ficção e realidade andam lado a lado em plena harmonia. Como se faz presumir, há vários momentos de drama ( o ponto forte do anime ), humor e romance, mas cada uma destas características lançadas em dosagens certeiras e nem um pouco apelativas.
Esteja convidado à conhecer a nova vida do jovem Yuichi, que passa à viver em uma cidade do norte japonês, na casa de sua prima Nayuki e de sua tia Akiko. Após longos sete anos, o rapaz voltou à pisar na cidade que lhe deu muitas alegrias, mas também uma grande tristeza. Tristeza esta que o próprio Yuichi "esqueceu" com o tempo, adotando uma "fantasia" para seguir em frente.
Pouco à pouco, a memória do Yuichi sobre os acontecimentos nesta cidade é recobrada. Em cada arco, dedicado à uma das personagens principais, se nota uma clara ligação do Yuichi com cada das garotas, seja na época de infância ( casos da Ayu, da Makoto, da Mai e da Nayuki ) ou então de forma mais recente ( caso da Shiori ). Tendo um comportamento bem normal, mas com um lado sarcástico muito forte e um lado sério bem presente, o Yuichi se vê às voltas com situações que colocam praticamente "o todo" de sua infância em xeque.
Há momentos em que certamente você gostará de tentar ajudar o Yuichi de alguma forma, da mesma forma que haverão outros momentos em que você gostará de esganá-lo em virtude de certas ações. E cada um arcos dedicados às protagonistas é repleto de momentos felizes e tristes, onde o anime acaba sobressaindo-se com maestria em todos eles.
O título Kanon2006 remete à uma versão remake do anime original. A Toei Animation foi a responsável pela versão original, lançada em 2002, que contava com apenas treze episódios e uma arte visual apenas na média, mesmo em comparação com outros títulos da época. No remake, o anime teve uma considerável adição no número de episódios ( o que auxilia bastante na apresentação dos arcos ), estando esta versão à cargo da Kyoto Animation, que mostrou toda a sua competência na parte visual e sonora do anime.
Como uma obra que leva o selo de qualidade da Key ( tal como Air e Clannad ), e sendo regido pela não menos competente Kyoto Animation, o anime Kanon2006 lança vários convites para você: emocione-se, alegre-se e divirta-se!
NOTA: 10,0 - Este anime já tem o selo de clássico estampado, quase obrigatório para quem gosta do gênero drama.
Thiago3T
"Um estória emocionante, com a certa dose de drama e comédia."

Quando se fala em Kanon, logo vem a comparação das versões 2002, feita pela Toei, e 2006, pela Kyoto Animation, sendo esta o review exposto. E também em relação a Air e Clannad, sendo que os jogos e animes feitos pela mesma produtora, Key Visual Art's. Mas esse não é o objetivo da review, embora que seja impossível não relacionar as outras duas obras, tão impactantes quanto Kanon2006.
Yuuchi Aizawa é o protagonista do anime. Ele retorna para a cidade para morar na casa de sua tia, Aikiko, sete anos depois de sua última visita. Quando criança, costumava ir para lá durantes as férias, onde conheceu a maioria das heroínas. Porém um acontecimento causa um trauma enorme, e faz com que Yuuchi esqueça daquela época.
Agora, de volta, ele irá (re)encontrar cinco garotas: Ayu Tsukimia, Nayuki Minae, Makoto Sawatari, Mai Kawasumi e Shiori Misaka. Somente Shiori que ele conhece pela primeira vez.
E a perda de memória não envolve apenas Yuuchi. Todas as garotas com que se envolve tem alguma lembrança esquecida, não deseja lembrar, ou simplesmente tenta ignorar. Esse é um dos temas no anime. Outro tema, sendo o principal, é o milagre e em poder acreditar nele.
O anime têm um jeito de se triste, com drama pendurando durante a trama. Mas se engana que é somente assim durante os episódios. A comédia está bem presente. Seja na ações das garotas, ou com Yuuchi provocando as mesmas, ou em pequenas situações, o que rende boas risadas. E boa parte são baseados nos diálogos, o que prefiro.
A ligação entre os arcos é interessante, pois não é do estilo de acaba um e começa outro. As tramas acontecem paralelamente, sendo que as revelações aparecem aos poucos. E o melhor, sem que você se sinta perdido. Os personagens se relacionam de maneira natural e os coadjuvantes têm seu destaque em cada arco, o que faz você ter interesse além dos principais. Bons exemplos são Sayuri, Kaori e Mishio. Nisso, Kanon2006 ganha de Clannad. Acredito que o melhor exemplo em Clannad é Kotomi. Depois de seu arco acontecer, ela vira praticamente uma coadjuvante no resto do anime.

Depois da estória, os personagens se assemelham muito a Clannad. As personalidades e desenvolver da trama fazem muito a lembrar as duas obras. A caratcerística marcantes está na "onomatopéias" que as garotas falam. "Uguu", "Auu", "Nyuu", "Ahaha" fazem qualquer um reconhecer de qual personagem pertence. Entre dubladores, a presença de Yui Horie (Ayu) e Tomokazu Sugita (Yuuchi) nos papéis dos heróis já valem a pena. Para mim, são dois dos melhores seyius.
O forte de Sugita é trabalhar com personagens com certo humor, sendo sarcásticos até certo ponto. Kyon (Suzumiya) e Rin Tsuchimi (Shuffle!) são outros bons exemplos. Mas com Yuuchi é melhor apresentado. Ele não perde uma chance de tirar sarro das garotas, mas sem apelar para o fanservice ou moe. Outros seiyus conhecidos em Kanon2006 são Yukari Tamura (Mai) e Maaka Sakamoto (Mishio).
Os traços são o forte do anime. O que me chamou foi as expressões do olhos dos personagens, são muito marcantes. Também o cenário e efeitos são acima da média, sendo o princpal de Kanon2006 ser uma das obras-priimas da KyoAni.
As músicas fazem muito bem a função de acompanhar a trama, e as situações cômicas e drama.
Kanon2006 não fez eu chorar (emo!) como em Clannad. Talvez por já estar melhor preparado em assistir o anime. Mas a estória é linda e emocionante, com ótimos personagens e traços primorosos. Uma grande obra da Kyoto Animation para ver.

NOTAS:
Traço: 4,7 - Traços lindos e perfeitos da KyoAni;
Estória: 5,0 - os arcos bem construídos e relacionados, sendo um dos melhores enredos;
Música e efeitos sonoros: 4,5 - encaixa perfeitamente na trama;
Personagens: 4,8 - carismáticos, onde todos tem sua vez de aparecer e serem atuantes nos episódios;
Conjunto: 5,0 - traços, estória e personagens que encaixam perfeitamente.
NOTA FINAL: 4,7/5.0 - uma obra-prima da KyoAni. Obrigação para todos assistirem.
*****
Personagens












*****
Bônus:

Nenhum comentário:
Postar um comentário