• Breaking News

    sábado, 4 de abril de 2009

    Ai Sp@ce

    por Leandro Nisishima (Equipe KS)

    Um jogo voltado ao público otaku...



    Nome desconhecido para muitos aqui, o Ai Sp@ce é uma espécie de Second Life dos otakus. O game lançado no final do ano passado no Japão segue parte dos conceitos introduzidos pelo seu "irmão", além de adicionar alguns novos. O mundo virtual do Ai Sp@ce é bem menor e mais limitados do que o do Second Life, porém para quem curte animes (principalmente os três da qual o game se inspira) irá se divertir por um bom tempo no game. Vale dizer, que diferente dos MMORPGs tradicionais, o Ai Sp@ce é um local mais propício a fazer amizades, do que combater. O lado mais competitivo poderá somente ser achado, caso você seja uma pessoa ambiciosa e que gosta de ter tudo quanto é item. Essa presente reportagem visa introduzir os jogadores no universo do game, dando dicas valiosas aos novatos, que como muitos, não entendem nada do idioma japonês.

    Sobre o jogo


    Sia, Nagisa e Otome: as três "protagonistas" do Ai Sp@ce.

    Criado à partir de uma parceira entre cinco empresas do mercado de entretenimento japonês, o game começou a ser distribuído pela internet em outubro de 2008. Inicialmente os cadastros de acesso ao jogo foram limitados apenas aos japoneses, sendo posteriormente liberados aos estrangeiros. Esse esquema adotado se deve ao fato de que a demanda pelo game acabou sendo maior do que a prevista. Mais de 50.000 pessoas criaram uma conta no dia de lançamento do game.

    Atualmente, o Ai Sp@ce segue firme e forte, sendo atualizado constantemente e ainda com o apoio de todas as empresas que o idealizaram. Sem dúvida, um dos maiores triunfos do Ai Sp@ce é a presença do canal de vídeos NicoNico, conhecido como o YouTube japonês. Além de fornecer parte da infra-estrutura necessária ao bom funcionamento do game, é somente por meio do canal que é possível se registrar no Ai Sp@ce.

    Pode até ser uma jogada de marketing para atrair mais pessoas ao site (sobretudo os estrangeiros), mas sem dúvida o NicoNico é um dos maiores triunfos do Ai Sp@ce. Além dele, o game não seria atrativo se não tivesse um mundo chamativo, e pelo menos para os fãs de animes (sobretudo bishoujos), os três universos retratados estão de bom tamanho.

    À saber, estes universos são: Clannad, Da Capo II e Shuffle!. Na verdade, fora esses três, temos um quarto, Akihabara. Esse último é uma réplica de uma parte pequena do bairro em questão, conhecido como a Meca da cultura otaku. O mundo de Akihabara é o universo central do game, e, por isso, é o mais acessado pelos jogadores que precisam passar pelo local caso queiram mudar de mundo. As andanças pelo Ai Sp@ce se desenvolverão em torno desses quatro lugares. Então, vamos conhecer um pouco sobre cada um deles.

    Os três universos e Akihabara


    Os quatro universos do game.

    1) Clannad


    Originalmente uma visual novel lançada pelo Key/Visual Arts, Clannad recentemente recebeu uma versão animada, que terminou em março de 2009, causando comoção entre os fãs de anime. O sucesso do anime não é o primeiro triunfo de Clannad, que anteriormente havia sido considerado a melhor visual novel de todos os tempos. Além desse título, o game também é conhecido como o mais longo jogo do gênero, contando com generosas 62.000 linhas de diálogos e mais de 50 horas de duração.

    O universo de Clannad se passa em dois mundos distintos. Um mundo normal e o outro quase destruído. Os dois dividem histórias interligadas, mas que somente ficarão claras ao longo da série. Boa parte das passagens da novel e do anime se concentram no mundo normal, que podemos chamar também de real. A história envolve dois jovens, Furukawa Nagisa e Okazaki Tomoya, que se conhecem no caminho para a escola.

    Inicialmente Tomoya é um delinqüente qualquer, e Nagisa uma garota tímida, de corpo fraco, pouco confiante e que constantemente falta à aula. O encontro entre eles mudará um pouco a maneira como cada um pensa a respeito do mundo a sua volta, sobretudo, a cidade onde vivem. Sendo o tema do anime a família (Clannad em português, significa "família"), muitos dos dramas vividos pelos personagens primários e secundários que cruzarão a vida do casal tem relação com o tema.

    2) Da Capo II


    Maior sucesso da produtora de visual novels Circus, Da Capo II é um fenômeno de vendas, que inclusive já recebeu toda sorte de games e produtos relacionados ao seu nome. No fim, muito do conteúdo adicional agradou somente aos mais fanáticos, mas a força que a série ainda tem no Japão rendeu essa participação especial no Ai Sp@ce. A presença do título se faz por meio da sua segunda versão, conhecida simplesmente como Da Capo II.

    Essa continuação se passa 50 anos após o fim dos eventos de Da Capo I. Os personagens aqui presentes são diferentes daqueles da primeira série, porém, todos possuem alguma ligação com o antigo elenco. As duas protagonistas femininas da história são Asakura Yume e Asakura Otome, ambas netas de Asakura Nemu e Asakura Junichi, personagens principais de Da Capo I. Já o protagonista principal de Da Capo II, Sakurai Yoshiyuki, tem ligação com Yoshino Sakura, a maga loira que foi uma espécie de "rival" da Nemu.

    Da Capo II segue contando um pouco mais sobre a misteriosa "Karenai Sakura", e revela novos mistérios provindos das atitudes tomadas por Sakura e Aishia no primeiro Da Capo. Vale lembrar que Sakura é a herdeira da cerejeira mágica da ilha de Hatsunejima, enquanto Aishia é uma descendente de maga da mesma linhagem que Sakura. Ambas podem interferir na vontade da cerejeira, cuja principal função é realizar os desejos mais fortes das pessoas da cidade. Parte desses desejos serão mostrados no cotidiano de Yoshiyuki ao lado de Yume, Otome, Koko, Nanaka, Anzu, Minatsu e a própria Sakura, que de uma forma ou outra estão ligadas a cerejeira.

    Obs: O nome "Karenai Sakura" vem justamente do fato da cerejeira do anime não murchar igual acontece com a árvore da vida real. A idéia do anime e do game é apresentar uma primavera eterna, sempre regada pelas cerejeiras, dando um aspecto mágico que todo japonês com certeza deve gostar (afinal estamos falando da flor símbolo do país).

    3) Shuffle!


    Produzido pela Navel, e até agora um dos seus maiores sucesso de público, pelo menos por enquanto, já que o recém-lançado Ore Tachi ni Tsubasa wa Nai vem com tudo, Shuffle! é um clássico entre os bishoujos games. A história do título é um pouco maluca, envolvendo três universos distintos. Temos o mundo dos humanos, o céu e o inferno. Cada um deles tem ligação entre si e o intercâmbio de pessoas é feito normalmente.

    Na verdade, toda essa explicação serve apenas para dizer que mulheres de qualquer um desses mundos podem transitar livremente. E quando digo mulheres, o enredo da série está ligada ao estudante Tsuchimi Rin, um rapaz comum e inútil que mora com a sua bela amiga de infância Fuyou Kaede. Num dia como outro qualquer, duas novas alunas entram na sua sala, uma vinda do céu e a outra do inferno. Seria até normal a chegada das duas, a menos se ambas não fossem as filhas dos deuses do céu e do inferno. Menos normal ainda é saber que ambas se transferiram para uma escola no interior do Japão somente para tentar se casar com o desconhecido Tsuchimi Rin.

    Pois é. A história de Shuffle! ainda será complementada por vários outros personagens, sendo que além de Kaede, Rin terá ligação com outra garota da sua escola, Shigure Asa. Isso sem falar de Primura, uma menina que veio diretamente do mundo dos demônios. Apesar de contar com fortes toques de ecchi, Shuffle! ainda possui uma história chamativa, ótimo para quem gosta de uma comédia romântica, mesclada com toques de drama.

    4) Akihabara


    O bairro número um dos otakus aparece no Ai Sp@ce em formato miniatura. Ou seja, apenas partes das ruas do local se fazem presentes no game. Mesmo assim, a Ilha de Akihabara (como é chamada no jogo) é de grande importância para os jogadores. Sobre o bairro em si, podemos dizer que ele é uma espécie de "Santa Efigênia" do Japão, só que com muito mais produtos eletrônicos e a adição de várias lojas que vendem os mais variados produtos da cultura otaku, indo desde animes e mangás, até figures e visual novels.

    O apelido de Meca da cultura otaku não é apenas mera coincidência. Andar por Akihabara é uma viagem realmente incrível para quem gosta do assunto. É comum no dia-a-dia do bairro encontrarmos ônibus caracterizados de forma temática para promover determinado anime, pessoas vestidas de jeito estranho (ou simplesmente nuas em alguns casos) apenas para se mostrar, Itashas (carros envenenados com pinturas de personagens de animes) estacionados ali no meio da rua, entre várias outras coisas.


    Ao fundo: réplica do Akihabara UDX.

    Alguns eventos importantes também acontecem no coração do bairro, sobretudo aqueles relacionados as figures. A maior parte dos shows relacionados ao tema são feitos no edifício Akihabara UDX, que inclusive tem a sua representação virtual no Ai Sp@ce. Tal local se encontra na região norte do bairro.

    A diferença dos três universos,
    e um pouco mais sobre Akihabara




    Uma das maiores dúvidas entre os jogadores novatos é em relação a qual universo escolher. Sinceramente, apesar de ser uma dúvida corrente, vale dizer que nenhum dos três universos do game fornece diferenças realmente grandes. Todos eles tem uma estrutura parecida, variando somente no que se refere à decoração, que segue o estilo de cada uma dessas séries. Para ajudar e resumir o que os jogadores encontrarão de semelhante nos três mundos a nossa equipe preparou logo abaixo uma divisão especial do mapa (que é acessada pelo jogador toda vez que muda de área) para ninguém ficar perdido.

    1 - Centro: As três ilhas têm o seu centro comercial. Nele o jogador encontra todo tipo de loja, que vendem os mais variados produtos. Além disso, como em quase todas as áreas do jogo, um telão do NicoNico se faz presente. Durante um período curto ou longo de tempo, tal telão exibe vídeos tirados diretamente do site oficial. De realmente diferente, o centro de cada cidade muda apenas visualmente, sendo que o de Da Capo II, por exemplo, é cercado de cerejeiras, enquanto no caso de Shuffle! temos muitos girassóis. Fisicamente os três são equivalentes.

    2 - Quarto: Essa é uma das poucas diferenças entre os três mundos. Quem escolheu o universo de Da Capo II, pode somente ter um quarto nessa ilha. O mesmo raciocínio vale para quem escolheu Clannad e Shuffle!. Quanto o jogador clica na figura do apartamento numa ilha que não é a escolhida, uma lista surgirá diante dele. Nesse caso, qualquer uma das opções levará a um quarto diferente pertencente aos outros usuários do game que estão on-line naquele momento (não necessariamente dentro do quarto). Há a opção de não deixar ninguém entrar no seu quarto (da qual falarei mais tarde). Vale lembrar que não é possível mexer nos móveis das outras pessoas.

    3 - Colégio: Essa área ocupa quase o mesmo espaço físico nos três mundos, porém se diferencia tematicamente. Em cada universo o jogador terá contado com os respectivos colégios das séries em questão. Todos são reproduções fiéis daquilo que se vê no anime. A área do colégio é uma das mais vazias no que se refere à concentração de pessoas. Mas é nele que acontece o baito mais competitivo de todos, além de ser o melhor local para os novatos começarem a ganhar dinheiro (por meio das quests). Quem não tiver uma máquina potente pode sofrer um pouco de lag nessa área, pois ela é a que mais exige do processador e placa de vídeo.

    4 - Akihabara: Diferente das três ilhas, embora Akihabara também possua três áreas distintas, todas estão em contato linear, ou seja, cada saída leva para um lugar diferente, ao contrário do centro comercial, onde qualquer saída leva ao mapa da ilha (onde o jogador tem a opção de escolher entre o "quarto", "colégio" e "centro comercial"). No caso de Akihabara a área principal conhecida como centro é onde está localizada boa parte das lojas.

    Mais ao sul temos um edifício, que será de extrema importância no começo do game. Depois a passagem por ele se limitará ao "homem dos 1000D" (da qual falarei mais tarde). Já a parte norte é onde está localizado a réplica do Akihabara UDX. Porém ele serve apenas como enfeite, pois por hora não há nenhuma utilidade nele. De resto, a área norte vende alguns itens importantes, como vozes para a sua Chara Doll, músicas para dramas, emotions e rostos. No local o jogador também pode fazer o terceiro baito (até agora o mais novo deles).

    Começando

    Depois de tudo que já foi falado, imagino que muitos devam estar loucos para começar a jogar, certo? Pois bem, antes de mais nada será preciso baixar o programa de instalação do game no site oficial. Feito isso siga as instruções abaixo.


    1 - Entre na página oficial e clique na opção クライアントダウンロード presente na parte central;


    2 - Dentro dessa seção clique novamente em クライアントダウンロード no centro da tela para baixar o arquivo de 64mb;


    3 - Feito isso espere um tempo até o download ser liberado e salve o instalador no seu computador;


    4 - Agora abra o arquivo e siga as seguintes instruções presentes no site do próprio game. Mesmo estando em japonês, acredito ser possível entender o procedimento apenas pelas imagens;


    5 - Com tudo pronto, abra o Ai Sp@ce e espere todas as atualizações serem baixadas. Já vou avisando que demora bastante, então tenham paciência.

    Cadastro do NicoNico


    Logo no NicoNico.

    Enquanto espere as atualizações ficarem prontas (cujo tempo varia de acordo com a conexão) aproveite o momento e crie a sua conta no site de vídeos do NicoNico. Provavelmente demorará menos do que as atualizações, mas já é bom ir adiantando. Para criar a sua conta, siga as instruções abaixo.


    1 - Clique no local indicado na figura para entrar no formulário de cadastro;


    2 - Escolha a opção assinalada na figura;


    3 - A tela de cadastro é algo como o demonstrado pela imagem. Perceba que ela já está traduzida, então preencha conforme o indicado;


    4 - Preencha o formulário e clique na opção indicada;

    5 - Pronto! Você já está cadastrado e em breve receberá uma confirmação pelo seu e-mail. Para aceitar o cadastro basta clicar no link que vem junto com a mensagem. Feito isso agora é só começar a jogar.

    Mas antes de tudo...

    Como todo game, o Ai Sp@ce possui requisitos mínimos para ser jogado. Caso seu computador não tenha as especificações necessárias, pode ser que o jogo não rode da melhor forma possível. Confira os requisitos mínimos e os recomendados exigidos pelo game.

    Requerimentos mínimos:

    Sistema Operacional: Microsoft Windows® XP / Vista
    CPU: Intel Pentium 4 1.8GHz
    Memória RAM: 512MB (XP) / 1GB (Vista)
    DirectX®: 9.0c
    Placa de video: 128MB
    Espaço minimo (HD): 2GB

    Requerimentos recomendados:

    Sistema Operacional: Microsoft Windows® XP / Vista
    CPU: Intel Pentium 4 2.8GHz
    Memória RAM: 2GB
    DirectX®: 9.0c
    Placa de video: 256MB
    Espaço recomendado (HD): 4GB

    Além do problema de potência, por se tratar de um jogo japonês, o Ai Sp@ce trás consigo vários outros problemas de localização. Para minimizar parte deles, mude as suas configurações regionais para o japonês. Isso pode ser feito acessando o painel de controle e clicando em "Opções regionais e de idiomas". Basta mudar tudo para o japonês (caso já tenha todos os pacotes de idiomas instalados, senão será preciso instalar) e reiniciar o computador. Caso ainda assim não dê certo, tente abrir o game com o programa Microsoft Applocale, que pode ser baixado gratuitamente no próprio site da empresa. E se ainda o Ai Sp@ce não funcionar, tente liquidar esse problema de uma vez por todas instalando os pacotes extra do C++ (Visual C++ 2005 e Visual C++ 2008), que também podem ser encontrados no site da Microsoft. Por fim, se nem assim funcionar tente consultar fóruns na internet ou mesmo a comunidade do Ai Sp@ce no Orkut.

    Os primeiros passos...



    Depois de toda a burocracia na hora de instalar o game, e dos problemas provindos do eterno e problemático Windows, eis que você finalmente conseguiu entrar no Ai Sp@ce.

    A tela inicial se parece com a figura acima. Para entrar de vez no game basta apenas digitar o seu e-mail e senha do NicoNico. O login costuma demorar bastante. Para saber se está tudo certo veja se tem uma luz azul ligada no topo superior esquerdo da tela, da mesma forma que na imagem acima.

    Agora vamos realmente aos primeiros passos:


    1 - Primeiramente escolha o sexo do seu personagem e outras características como cor do cabelo, altura, estilo do cabelo, olhos, entre outras "frescuras". Usarei como exemplo o seguinte personagem;



    2 - Feito isso, espere os créditos e assista e ouça a abertura do game, cantada pela Kotoko. Após isso, a primeira tela a aparecer é onde o jogador deve colocar os seus dados, no caso nome, dia de nascimento e tipo sanguíneo. Nesse caso o meu personagem se chamará "Sem Nome";


    3 - Agora, uma série de perguntas será feita ao jogador. Não entre em desespero por causa do idioma japonês. Para efeitos práticos, essas perguntas não tem sentido algum. Dizem algumas pessoas que a sua Chara Doll será escolhida a partir do que você responder, porém não acredito muito nessa teoria, visto que já respondi esse questionário de diversas formas e sempre recebi a mesma mascote;


    4 - Depois do questionário o jogador já sairá em Akihabara. Bem em frente a estação de trem e no channel 1, como pode ser conferido na figura;


    5 - O primeiro passo para se tornar um cidadão do Ai Sp@ce é falar com a garota de cabelo vermelho em frente a estação. Selecione duas vezes a primeira opção;


    6 - Agora fale com a garota de cabelo rosa em frente a máquina de guichê. Novamente responda duas vezes a primeira opção;


    7 - Prossiga para o prédio do lado direito da garota;


    8 - Dentro do prédio fale com a garota com uniforme de Clannad que está atrás do balcão;


    9 - Ela lhe dará a opção de escolher a ilha desejada. No caso do personagem Sem Nome ele decidiu viver na ilha de Da Capo II. Feito isso, responda qualquer coisa para a garota e saia do prédio;


    10 - Agora fale com o homem em frente à estação de trem. Ele o levará até a ilha de Da Capo II. De preferência entre no canal 4;


    11 - Siga direto para a esquerda ou direita até o fim da tela;


    12 - Em seguida escolha a opção アパート no mapa;


    13 - Agora você está dentro do seu quarto, que por hora não tem nada. Mais tarde será possível comprar coisas para decorá-lo, mas por hora apenas tente sair dele;


    14 - Pronto! Você acaba de conseguir a sua Chara Doll. Ela será a sua companheira inseparável durante a sua viagem no Ai Sp@ce. Dê um nome para ela e depois escolha a segunda opção. Lembrando que se for usar um nome muito simples (sobretudo em japonês) é bem provável que já tenha alguém o usando. No caso a minha Chara Doll também se chamará "Sem Nome";


    15 - Ok! Agora você já está pronto para vagar por aí.

    Canais


    Escolhas de canais serão constante durante todo game.

    Como bem dito, da primeira vez que o jogador logar no Ai Sp@ce ele sai diretamente no channel 1 de Akihabara. O local costuma ser o mais cheio de todos, pois muitos usuários estão concentrados naquela área. Porém, passada a primeira experiência é possível escolher livremente em qual canal começar o game, seja na parte de Akihabara, ou mesmo em qualquer uma das três ilhas. Os canais mais vazios geralmente são os últimos. No caso de Akihabara seria o oitavo channel, enquanto que nas ilhas o quarto. Os apartamentos possuem apenas um channel, por isso o game não pergunta nada ao jogador quando ele entra em algum quarto.

    Cada channel tem exatamente a mesma composição física e espacial dos outros, mudando apenas as pessoas que estão nele num determinado período de tempo. A existência deles serve para manter o game rápido e sem lag, já que se todo mundo fosse colocado num único channel, teríamos muitas pessoas andando num mesmo local. Alguns baitos como o de coleta (que acontece no colégio) usam os channels de forma criativa, sendo que o número de Dangos, cachorros ou gatos varia de acordo com o canal (falarei disso mais tarde).

    Quests


    Veja a esquerda a lista de quests ativas.

    Esse é o jeito mais fácil de conseguir dinheiro no Ai Sp@ce. Porém cada quest pode ser feita apenas uma única vez. Caso tente resetar a sua conta (e perder tudo), ao refazer as quests você ganhará dez vezes menos dinheiro. Aliás, nem toda quest tem como recompensa dinheiro, podendo ser folhas de papel, cadernos ou computadores.

    As quests estão espalhadas entre o centro e o colégio de cada ilha. Cada um dos três universos tem as suas próprias missões, sendo que no final delas, o jogador terá acumulado 30000D, três cadernos, folha de papel e três computadores. Divida isso por três e você terá o valor individual de cada um dos universos.

    De um modo geral, as quests se resumem a conversar com um NPC específico, ouvir a sua história, e depois falar com um ou mais NPCs, voltando depois a conversar com o primeiro deles para colher a sua recompensa. As histórias são até interessantes de se ler (caso entenda japonês), mas certamente serão um tédio para quem não entende nada do idioma. Por outro lado, 30000D é uma quantidade enorme de grana, que pode comprar qualquer item do game, menos o computador (que por sinal você ganha nas próprias quests).

    Coloquei abaixo o link de um site com a resolução de todas as quests, como ele está traduzido para o português diretamente do tradutor do Google, tente usá-lo da seguinte forma:

    - O primeiro nome no local "alvo" é com quem o jogador deve falar para ativar a quest. Enquanto o outro (ou outros dependendo da quest) é o objetivo da missão. Passe o mouse por cima da tradução em português e tente localizar os NPCs apenas olhando e comparando os kanjis. É um pouco difícil, mas com paciência e perseverança é possível resolver todas as quests com tranqüilidade.

    Link para o site
    Clique Aqui


    Os "baitos"

    É possível trabalhar no Ai Sp@ce. O jogo oferece três tipos diferentes de trabalho, que podem ser realizados um número limitado de vezes todos os dias. É um dos poucos meios de ganhar dinheiro no jogo. Para ativar os "baitos" pela primeira vez converse com a Rin, aquela garota de cabelo vermelho em frente à estação de Akihabara. Selecione respectivamente a primeira e a segunda opção para cada pergunta que ela fizer. Feito isso, depois é só conversar com os NPCs indicados abaixo.


    1 - Fazendo entregas:
    O primeiro deles pode ser realizado ao conversar com o NPC que está do lado do guarda no centro de cada ilha. O emprego consiste em fazer entregas para uma das lojas indicadas pelo NPC. Ele indica apenas uma de cada vez, e é possível tirar 100D para cada entrega feita. No total é possível realizar a tarefa 10 vezes por dia. Vez ou outra os donos das lojas podem te entregar itens, às vezes dos mais caros. Para saber se a entrega foi feita ou um item foi dado, observe a caixa de texto do lado direito da tela.


    2 - Retirando o excesso de mascotes dos colégios:
    O segundo é um pouco mais complicado, porém desafiador para quem gosta de desafios. Para começar fale com a Rin, aquela garota que fica em Akihabara, próxima a estação. Selecione então a segunda opção e em seguida siga para qualquer uma das ilhas. Fale então com uma mulher vestida de azul, localizada abaixo do telão do NicoNico. Ela lhe dará uma sacola e pedirá para coletar um animal.

    Esses animais podem ser encontrados em cada um dos colégios. Porém se você pegou a sacola no universo de Clannad, somente poderá usá-la para coletar Dangos. Em cada mundo existe um tipo diferente de "animal", a maioria deles representado pela mascote da série. É possível coletar apenas um de cada vez, e o total de vezes que isso pode ser feito por dia é 20. Antes de coletar outro é preciso levar o anterior até a mulher que te ofereceu o serviço.


    Do menos ao mais raro mascote (Shuffle!).

    Cada canal inicialmente contém 50 bichos. Como são quatro temos 200 no total. Porém nem todos são iguais, alguns tem um valor maior do que o outro. Por exemplo, no universo de Shuffle! existem três gatos de cores e formatos diferentes. Os mais básicos e comuns de se encontrar são os brancos, que valem apenas 100D. Depois temos os pretos, que são pequenos e aparecem em menores quantidades (algo em torno de 10 em cada channel). Esses valem 300D. Por fim, os mais valiosos na ilha de Shuffle! são os marrons, que valem 1000D.



    Do menos ao mais raro mascote (Da Capo II e Clannad).

    No caso de Clannad existem apenas Dangos, sendo que a raridade varia de acordo com a cor. Em Da Capo II a única mudança visível entre um cachorro raro ou não está na cor do laço localizado no seu rabo. Os vermelhos valem 100D, os azuis 300D e o amarelo 1000D. Geralmente os exemplares raros estão apenas disponíveis no começo da contagem, já que são pegos rapidamente pelos usuários.

    Além disso, é possível tirar mais dinheiro de acordo com a quantidade de bichos existentes na ilha. Por exemplo, a partir do número 150 (que pode ser conferido na barra lateral direita) o jogador que levar o exemplar mais comum ganhara 100D adicionais. Quando faltarem apenas 20, o prêmio dado aumenta para 400D (valor do mais básico). Nos 10 finais serão 800D e nos cinco últimos o valor vai aumentando cada vez mais, chegando a 5000D para quem conseguir o último da ilha. Caso leve um de maior valor no final da contagem o prêmio estimado é de 15000D, porém é quase impossível conseguir um desses.

    Após isso, será preciso esperar um tempo (geralmente 40 minutos) até que o servidor reponha todos os bichos, e a caçada possa começar de novo. Esse é um baito que exige paciência, mas pode ser muito divertido e compensador, é o meio mais fácil de ganhar grandes quantidades de dinheiro no Ai Sp@ce.


    3 - Brincando de sinais:
    Esse é sem dúvida o baito mais bizarro de todos e também o mais novo. Por outro lado, entre os existentes é aquele que dá a maior recompensa no menor espaço de tempo. Para ativá-lo vá à parte norte de Akihabara e fale com o personagem da imagem a cima. Selecione sempre a primeira opção para aceitar o serviço. Esse último baito utiliza as chamadas emotions, que são gestos que seu personagem pode usar na intenção de facilitar a comunicação com outros usuários. Por exemplo, há uma emotion na qual o seu personagem dá "tchau" ao outro.

    Pois bem, ao todo existem seis localidades diferentes na qual o seu personagem pode usar as emotions no intuito de tirar dinheiro com isso. Em cada uma delas um tipo diferente deve ser usado, lembrando apenas que todas as emotions utilizadas nesse baito já vem com o seu personagem, então não se preocupe em comprar novos tipos. Para facilitar a vida do jogador, a equipe do "KS" preparou um guia com imagens de todos os seis locais especiais. Caso faça tudo certo, a recompensa será de 1200D. Lembrando que esse é o único baito que abrange todo mapa. Para efeitos práticos estamos usando a lista de emotions padrão do Ai Sp@ce, caso tenha mudado algum coisa os botões mencionados serão diferentes.


    - Norte de Akihabara:
    Aqui é possível encontrar dois dos objetivos. O primeiro está um pouco a direita, no caminho logo após a ponte. Pare o seu personagem no local indicado pela figura e aperte cinco vezes seguidas o F1. No final da contagem um símbolo de exclamação aparecerá indicando que deu certo. O mesmo procedimento deverá ser adotado nas outras cinco ocasiões (mudando apenas a emotion usada).


    Seguindo mais adiante, pare o seu personagem no local a direita e abaixo do telão do NicoNico. Nesse lugar, use novamente o F1 cinco vezes e espere a confirmação.


    - Centro:

    Existem outros dois lugares no centro de cada ilha. Todos os dias esse baito pode ser feito em qualquer uma delas, porém novamente apenas uma única vez. Não é possível fazer isso nas três e tirar dinheiro em cada uma das vezes. Para efeito prático usarei a ilha de Da Capo II como exemplo, lembrando que o esquema adotado é parecido nos outros mundos.


    O primeiro local está próximo ao telão do NicoNico, mantenha uma distância razoável e bata palmas com o F2 novamente cinco vezes.

    Depois pare em frente a lagoa e repita o processo pedindo desculpas com o F5. Pronto! Os dois objetivos do centro já foram cumpridos. Siga agora para o colégio.


    - No colégio:
    Os últimos dois objetivos estão no colégio. Ambos estão na pista de corrida de cada instituição. No caso de Da Capo II ele fica localizado logo depois do portão principal, num local cercado de areia. Estando nele suba no pedestal e torça pelo "ninguém" com o botão F3.


    Por fim, chegue no local indicado pela figura e sente nele cinco vezes com o F5. Feito isso, basta voltar ao norte de Akihabara e conversar com o mesmo homem que te propôs o baito. Parabéns! Você conseguiu 1200D sem muito esforço.

    Outras formas de ganhar dinheiro



    1 - 1000D Diários:
    Além dos três métodos, existe um bem fácil. Todos os dias é possível ganhar de graça 1000D. Para isso, basta ir a Akihabara e entrar no grande prédio, onde você falou com a garota com uniforme de Clannad. Ao invés de falar com ela, fale com o rapaz do lado esquerdo, próximo a parede. Ele lhe dará 1000D.


    2 - Jakenpo:
    Outra forma de ganhar dinheiro fácil (ou nem tanto) é apostando jakenpo com a personagem Rin, a garota de cabelo vermelho ao lado da estação Akihabara. Apesar de ser um jogo de sorte e consumir 500D, caso vença o prêmio será de 1000D.

    OBS:
    caso faça tudo certo, a soma de dinheiro dos três baitos mais o 1000D diário será de 5200D. È possível aumentar a renda dependendo do tipo de "mascote" pego ou do número de vezes que você ganha da Rin no Jakenpo.

    Lojas


    Exemplo de loja especializada em vestuário feminino.

    Existem os mais variados tipos de lojas no game, que vendem diferentes acessórios para o seu personagem, quarto ou Chara Doll. Alguns podem ser comprados com o dinheiro do jogo (D), enquanto outros são exclusivos de quem pode pagar por Nico Points (NP), que nada mais é do que o tradicional Cash presente nesse tipo de jogo. A compra de Cash é feito por dinheiro vivo através de cartão de crédito internacional. Os itens mais legais do game infelizmente só podem ser adquiridos dessa forma.

    Em termos de itens, cada uma das três ilhas possuem lojas bem parecidas que se diferenciam somente pela cor dos itens que vendem. Apenas Akihabara tem vendedores e itens diferentes. Existem lojas especializadas somente em vestimentas masculinas como a Sunlight, outra voltadas à móveis de decoração como a Kaguya, e assim vai. Certas lojas vendem itens temporários, que possuem uma pequena taxa em D a ser paga pelo jogador a cada área que ele atravessa (eles possuem um R na sua descrição). Boa parte dos uniformes escolares temáticos (Clannad, Da Capo II e Shuffle!) fazem parte dessa lista. Tais itens cobram esse imposto apenas quando o jogador ou Chara Doll estiver o usando.

    Chara Doll (Character Doll)


    "Sem Nome": a Chara Doll do "Sem Nome".

    A sua Chara Doll é uma espécie de companheira, que pode ou não te acompanhar, dependendo da sua escolha. Ela é a parceira indispensável para qualquer bom amante de jogos bishoujos. Após conseguir a sua no momento em que adquire uma casa, a Chara Doll permanecerá lá, a menos que dê ordens para ela sair com você (isso pode ser feito clicando nela com o botão direito do mouse e selecionando a primeira opção).


    A Chara Doll fazendo uso da cama...

    Quanto está dentro do quarto, a Chara Doll tem uma série de expressões e ações variadas, como olhar para os lados, colocar a mão na cabeça, sorrir para o jogador, entre várias outras. Algumas dessas ações são ativadas quando determinados móveis se fazem presentes. Por exemplo, se tiver um kotatsu, a sua doll de vez em quando fará uso dele. O mesmo vale para a cama, embora seja bem verdade, que a todas as dolls do jogo tem o sono bem leve (dormem por apenas alguns segundos).


    Pensativa: uma das várias ações automáticas de uma doll...

    Fora de casa, a sua Chara Doll o acompanha apenas no universo selecionado e em Akihabara, desaparecendo assim que entra em outra localidade. Outro jeito de chamá-la seria de "ai-chan", mas ela também tem um nome dado pelo próprio jogador (que na conta usada para essa matéria nomeie apenas de "Sem Nome"). Além de acompanhar o jogador, é possível personalizar a sua doll com roupas que vão desde shorts, saias, blusas, camisas, até itens exóticos como chapéus de mago, óculos excêntricos, rabos e orelhas de gato, fitas no cabelo, bolsas, entre outros.


    Chara Doll programada para receber os visitantes.

    Além disso, cada ai-chan do jogo vem com um "mini programa" instalado, onde é possível personalizar e criar uma personalidade própria. Ele se chama "Ai Tune" e a programação é feita por meio de scripts. Contudo, nesse caso ajuda ter conhecimento de japonês e um pouco de lógica, já que embora seja algo intuitivo, leva tempo para aprender. É possível programar ações nela, utilizando vozes (que devem ser compradas), gestos, ações e frases. Para isso clique nela com o botão direito e vá na opção あいーちゃん. Confira abaixo alguns exemplos:


    Visão geral do Ai Tune.

    1 - Fazendo-a falar: Essa é a parte mais simples e básica. No Ai Sp@ce é possível criar diferentes padrões de frase para a sua doll. Como por exemplo, Ohayou Gozaimasu/Bom Dia. Após definir essa frase, é possível programá-la para dizer a frase assim que você falar com ela, quando alguém falar com ela, ou mesmo depois de passado um tempo, quando ela ver algum personagem ou NPC, assim que logar no jogo, entre outras variações bem criativas;

    2 - Gestos: Junto ou separado das falas, é possível mesclar gestos. Existem mais de 30 no Ai Sp@ce. Eles variam de diversas formas, indo desde a posição de irritada da Nagisa, até coisas simples como fazê-la pular ou chorar;

    3 - Ações: Existem de dois tipos, andar ou correr. Elas são realizadas tendo como ponto de partida um referencial, que na maioria das vezes é o próprio jogador. É possível fazê-la andar/correr na sua direção, ou na direção oposta. Um exemplo criativo é programá-la para correr na direção oposta a você e no final do caminho tropeçar e cair. Somado a isso, pode-se adicionar uma fala e voz de dor;

    4 - Vozes: Toda voz usada na sua Chara Doll deve ser comprada na parte norte de Akihabara. Nesse caso é interessante saber japonês para colocar falas que fazem sentido com o que a sua doll esteja falando. No caso desse desocupado blogueiro, a minha doll Yurie (da minha conta principal) costuma dizer "Ai sp@ce Youkoso" (Bem Vindo ao Ai Sp@ce) assim que entro no jogo. Ela diz isso pelo fato de ter sido programada para realizar a tarefa no momento de login. Mas assim como em todos os outros casos, é possível programá-la para falar em diversas outras situações;

    E se não quiser programar?
    Mesmo não sendo difícil, alguns podem não querer se aventurar nesse universo de script. Caso não queira, mas tenha vontade de colocar frases, vozes e ações na sua doll, não se desespere. Além do caminho mais fácil, que seria pedir a um amigo, existe outra forma. Em determinados lugares de Akihabara e outros localizados nas três ilhas, existe um trio de três mulheres que vendem esses "mini programas" prontos. Basta comprar e ativar na sua doll. Isso sem falar que originalmente cada uma delas já vem com um padrão de frases prontos;

    Modelos de Chara Dolls
    Quando inicia o game cada jogador recebe a sua própria Chara Doll. Ela sempre será do sexo feminino, mas o visual dela varia de acordo com a sorte do jogador. Cada ilha possui dois tipos diferentes, que possuem variações na cor do cabelo. Lembrando que não é possível mudar o visual de cabelo da Chara Doll usando perucas ou novos rostos, ou seja, a aparência fisíca dela é a mesma durante toda a sua jornada do Ai Sp@ce. Confira os modelos de cada ilha (lembrando que a garota de cabelo azul do lado é apenas cenário):

    Da Capo II


    Clannad


    Shuffle!



    Quarto



    Cada jogador cadastrado no Ai Sp@ce tem o seu próprio quarto. Nele é possível colocar todo tipo de "tranqueira" comprada nos mercados ou ganha nos baitos. No seu armário é possível colocar as peças de roupas não usadas. Se tiver um PC é possível acessar diversos dramas feitos pela equipe do Ai Sp@ce e mesmo por usuários (embora seja preciso saber japonês). No seu diário (ganho em quests) é possível escrever os seus próprios dramas.

    Além disso, temos os tradicionais enfeites, como vasos de plantas, armários menores, cama, relógios, mesas, entre outros. Um detalhe interessante é que se tiver uma mesa, cama ou kotatsu (não esse site) a sua doll de vez em quando irá se utilizar deles (sentando ou dormindo dependendo do caso). É possível organizá-los na ordem desejada, porém o espaço pode ser limitado para quem não tem pontos do NicoNico. No quarto padrão, uma cama mal cabe dentro dele.


    Quarto de um dos membros do "KS" (Leandro).

    Quem quiser algo maior terá que arriscar uma transação de cash por vias internacionais, embora o quarto possa ser expandido ao se completar as quests e após comprar a sua primeira cama e armário de grande porte. Ou seja, sem o cash é possível expandir em três ocasiões o tamanho do quarto.

    Inicialmente o quarto do usuário pode ser acessado somente por ele mesmo, porém é possível mudar isso, permitindo acesso aos amigos, ou mesmo qualquer um. Quem acessar o seu quarto não poderá mexer nas suas coisas, ou seja, não poderá ver o que tem no seu armário e nem no PC e diário. O mesmo vale para o jogador quando acessar o quarto dos outros.


    Organize seu quarto a partir desse menu.

    Para liberar o acesso entre na última opção do menu. Observe que existem três opções na tela seguinte. A primeira limita as pessoas que podem entrar no seu quarto (sendo que nesse caso a opção 1 permite acesso público e a 2 restringe somente aos amigos), enquanto a segunda permite ao usuário dar um nome ao local e por fim, a terceira serve para organizar e colocar os móveis dentro do espaço do quarto.

    Alguns Bugs


    Conseguem achar o absurdo dessa imagem?

    Embora já esteja há algum tempo funcionando, o Ai Sp@ce ainda possui diversos bugs. Parte deles estão sendo consertados com o tempo, mas ainda é possível atravessar certas paredes, ficar travado em alguns lugares, determinados scripts não funcionam como deveriam e assim vai. Claro que apesar desse lado ruim, existem diversos casos criativos na qual os bugs são usados a favor dos jogadores.

    Um exemplo clássico é o da cama e o caderno/caixa de papel. Embora uma das funções da cama devesse ser a de deixar o jogador subir nela e deitar-se, infelizmente isso não é possível no game, apenas a sua Chara Doll pode fazer uso dela. Alguns jogadores espertinhos quebraram isso usando o caderno ou a caixa de papel, colocando-os perto da cama e criando uma espécie de pseudo escada.

    Esse mesmo exemplo é usado de outras formas, como a de criar um segundo andar no quarto com o uso desses objetos, ou mesmo labirintos. Há casos em que o dono colocou até mesmo um kotatsu no teto usando esse recurso. De fato é um bug, mas com muitas formas criativas e interessantes de ser usado a favor do jogador.

    Eventos


    Foto de um evento em pleno fim de semana...

    O Ai Sp@ce ainda é um jogo recente, e portanto, nem todas as idéias foram implementadas pelos programadores. Vez ou outra novos updates são colocados no jogo, como, por exemplo, o baito de entrega, que não veio com a primeira versão do game. Além disso, existe evento que acontecem apenas de vez em quando, assim como, promoções e conteúdo gerado por usuários. Confira algumas curiosidades.

    Dia dos namorados:
    A data é comemorada no dia 14 de fevereiro no Japão, e no Ai Sp@ce não poderia ser diferente. Semanas antes do acontecimento, diversos cartões de votação foram distribuídos nas três ilhas. Esses cartões podiam ser ganhos diariamente com o homem que dá 1000D em Akihabara ou conseguidos ocasionalmente nos baitos. Com eles em mãos era possível votar numa personagem da ilha escolhida pelo jogador. Aliás, as personagens originais de cada universo foram colocadas no jogo, para fazer uma espécie de marketing, em prol de si próprias.

    Na ilha de Clannad as candidatas eram Nagisa, Fuko, Kyou, Kotomi e Tomoyo.
    Em Shuffle! tivemos Kaede, Asa, Primura, Nerine e Sia
    Por fim em Da Capo II tinha Yume, Otome, Nanaka, Anzu e Koko


    Cédula de votação do Valentine Days.

    Era possível votar várias vezes na mesma personagem, contando que tivesse cartões de votação para isso.

    No fim das votações, encerrada no dia dos namorados, cada ilha conheceu a sua vencedora. Além disso, a personagem escolhida (isso se você votou apenas em uma) ia até o seu quarto entregar chocolates e dois cachecóis (um masculino e outro feminino). Ambos eram e seguem sendo itens exclusivos, e o segundo deles, era dado somente para quem votou na personagem campeã. Confira a baixo as vencedoras de cada ilha.

    Da Capo II
    1 - Asakura Otome
    2 - Asakura Yume
    3 - Shirakawa Nanaka
    4 - Yukimura Anzu
    5 - Tsukishima Koko

    Clannad
    1 - Furukawa Nagisa
    2 - Fujibayashi Kyou
    3 - Sakagami Tomoyo
    4 - Ichinose Kotomi
    5 - Ibuki Fuko

    Shuffle!
    1 - Nerine
    2 - Fuyou Kaede
    3 - Sia
    4 - Shigure Asa
    5 - Primura

    Opinião pessoal dos resultados...
    Pessoalmente não esperava ver a Nerine ganhar em Shuffle!, mas sim a Kaede ou a Sia. Foi uma surpresa. Em Clannad nenhuma novidade, a Nagisa era de longe a favorita. Surpresa mesmo foi ver a Fuko e Kotomi lá atrás. Por fim, em Da Capo II achei que a Yume ganharia, mas no fim deu Otome. A Koko em última foi um susto, pois no Saimoe'2008 ela até que se saiu bem. Muito melhor do que a Nanaka e a Anzu.


    Caixa de chocolates.

    Minha experiência (usando a conta original)...
    Como ando bem viciado no Ai Sp@ce obviamente participei do evento do dia dos namorados. Sendo da ilha de Da Capo II só pude votar nas personagens dessa ilha. Quem me conhece deve saber que não pensei duas vezes na hora de votar, e escolhi sem remorso a Nanaka. Devo ter votado mais de 20 vezes nela, talvez por isso ela tenha conseguido a terceira colocação. Esperava bem menos dela. De qualquer jeito, para a minha infelicidade não consegui os dois cachecóis, pois a Nanaka não ganhou as votações. Se soubesse disso, talvez a história teria sido bem diferente.


    Esse é o resultado de uma tentativa frustrada...

    White Days:
    Se o Valentine Days foi comemorado no jogo, por que não o White Days? Para quem não sabe, ao contrário da primeira data, esse segundo evento tem uma premissa totalmente oposta. Enquanto no Valentine Days as garotas entregam chocolates aos amigos, namorado, entre outros, no White Days é a vez dos homens retribuírem o favor.

    No Ai Sp@ce o Valentine Days contou com a participação de cinco personagens de cada um dos três universos do game. Quem escolheu apropriadamente a sua personagem favorita (isto é: não votou em várias), teve a agradável surpresa de receber uma caixa de chocolates da personagem escolhida.

    Contudo, entre os dias 3 de março até 17 do mesmo mês, cada jogador teve chance de preparar uma caixa de chocolate para a personagem escolhida anteriormente. No centro de cada cidade foram instaladas barracas, onde eram vendidos os ingredientes. Havia diversas combinações possíveis de chocolates, contudo não bastava misturar cada uma delas para obter resultado.


    Livro de receitas: faça com isso o seu próprio chocolate.

    Antes disso era preciso conseguir um livro de receitas. Tal item podia ser obtido no bairro de Akihabara, ao jogar jakenpô com a garota de cabelo rosa pouco a frente da estação. Nem sempre era fácil ganhar dela, pois dependendo do dinheiro apostado (100, 200 ou 500D) as chances de vitória aumentavam ou diminuíam. No caso de vitória, o livro era seu. Vale lembrar que existiam diversos tipos diferentes, cada qual ensinando a fazer um tipo de chocolate. Sem o uso dele, todo e qualquer chocolate que tentasse fazer seria apenas um pedaço preto nada comestível.


    Exemplo de chocolate comestível.

    Para fazer o seu próprio chocolate bastava falar com a assistente ao lado da vendedora de ingredientes. Além disso, caso quisesse saber melhor os gostos da sua personagem favorita, todas elas estavam de volta aos seus respectivos colégios, apenas com uma mudança leve na localização do elenco de Clannad e Shuffle!, que foram distribuídos de forma a ficarem mais próximas a entrada do colégio. Claro que era preciso entender japonês para poder saber as opiniões de cada garota, bem como, novamente era possível presentear somente garotas pertencentes a ilha escolhida.

    Quem conseguiu fazer tudo direitinho deve ter entregado o chocolate a personagem favorita e recebido em troca um lindo colar, que para variar, é mais um dos itens exclusivos do game.


    Pôster comemorativo dos 10 anos da Key.

    10 anos do estúdio Key:
    O estúdio mais famoso de Visual Novels comemora o seu aniversário de 10 anos em 2009. E parte das comemorações foram realizadas no começo de fevereiro no Ai Sp@ce. No universo de Clannad existia um telão do NicoNico, onde diversos vídeos de jogos da produtora estavam sendo exibidos. Além disso, outras atrações se fizeram presentes, e até mesmo um pôster promocional com as principais heroínas dos jogos foi distribuído para os usuários.

    Celular


    Celular: praticidade na hora de se comunicar.

    Cada jogador possui um celular. Com ele é possível se comunicar com outros usuários à distância. Quando alguém da sua lista de contatos estiver online será possível saber disso pela tela do celular. O uso do acessório facilita bastante a comunicação no jogo, que embora não possua um universo gigante, ainda assim leva tempo para percorré-lo em sua totalidade.

    Trocando Itens



    Um dos detalhes mais odiados dos jogadores do Ai Sp@ce é o fato do jogo não permitir a venda de itens. Muitos jogadores acabam acumulando uma grande quantidade de acessórios repetidos, que infelizmente ficam ali jogados no armário ou na própria cesta de itens, sem uso algum. Para resolver parte desses problemas, a menos o jogo permite a troca entre jogadores. Claro que novamente, para a infelicidade de muitos, determinados itens não podem ser trocados. O exemplo principal são aqueles comprados por Nico Points, que são exclusividades das pessoas que os compraram. Existem outros mais comuns que também não podem ser trocados, geralmente os mais caros são incluídos nessa lista.

    Emotions


    Menu de Emotions.

    Além da doll, o seu próprio personagem tem animações próprias. Chamadas de "Emotions" elas são ativadas pelas teclas a partir do F1, indo até o F8. Além delas existe a opção de correr, que pode ser feito apertando o botão "End". Ao norte de Akihabara, existe uma mulher que vende vários tipos de emotions. Com elas é possível deixar o seu personagem ainda mais hilário. A troca de emotions é feito a partir do menu localizado na parte inferior direita da tela. Basta clicar na chave de fenda perto do menu de emotions para configurar quais serão usadas.

    Dramas


    À esquerda: veja a minha lista de Dramas comprados...

    Em cada ilha (incluindo Akihabara) existe um grupo de três mulheres que vendem diversos tipos de itens "estranhos" e sem forma física. Eles são os chamados dramas e "Ai Tunes" que podem ser usados no seu computador e Chara Doll, respectivamente. O primeiro são histórias criadas pelos próprios usuários ou mesmo vindas dos criadores do Ai Sp@ce. Elas usam como cenário de fundo qualquer localidade do universo do game. Os assuntos dessas histórias são dos mais variados, mas infelizmente muitos estão em japonês.

    Já o segundo caso foi parcialmente falado aqui. Trata-se do Ai Tunes, que são programas prontos que podem ser usados na sua Chara Doll. É o item perfeito para quem não quer passar horas programando a personalidade da própria mascote. Vale lembrar que tanto os dramas quando o Ai Tunes, não são itens físicos, ou seja, nenhum deles consta na sua lista de itens, da mesma forma que as vozes e BGMs para drama.

    Os dramas somente se fazem presentes no computador, enquanto o Ai Tunes na opção "ai-chan" presente na sua Chara Doll.

    Máquinas de Guichê



    Parecidas com aquelas existentes nos supermercados brasileiros, as máquinas do game servem justamente para aquele jogador que tem bastante dinheiro, mas não quer perder tempo escolhendo itens nas lojas. Pelo preço de 2000D ou mesmo alguns NPs (dependendo da máquina), o jogador pode adquirir um item aleatório. Infelizmente como ficou claro aqui, quem usa D não consegue adquirir itens vendidos por NPs de jeito nenhum. O contrário também é verdade, embora usuários que tenham NPs possam adquirir itens que usam D normalmente nas máquinas certas e nas lojas. Se você pensava em trapacear desista! Não há como conseguir itens de NPs por meio das máquinas de D.

    O Kotatsu Shinbun no Ai Sp@ce


    Profile prncipal do レアンドロ.

    De toda equipe, apenas eu (Leandro Nisishima) estou jogando o game. Uma pena, mas certamente tem sido uma experiência interessante me aventurar num mundo diferente. Digo diferente, pois o Ai Sp@ce guarda grandes desavenças com inúmeros jogos existentes por aí. Mesmo assim, em diversas ocasiões já me aconteceram fatos curiosos. Quem quiser conversar comigo pelo game vale dizer que tenho duas contas.


    Chara Doll Yurie.

    Na primeira delas (e a principal) estou com um avatar masculino chamado レアンドロ (Leandro em japonês). Minha Chara Doll se chama ゆりえ (Yurie, porém escrito em kanji). Não mexi muito nela ainda, sendo que deixei programado apenas algumas frases simples. De resto, essa tem sido a conta mais usada por mim, até pelo fato de estar com ela desde a primeira vez que entrei no Ai Sp@ce.


    Profile da XゆのX.

    Já a segunda conta foi criada recentemente e decidi fazê-la para poder ter um personagem masculino e outro feminino. Somado a isso, estava um pouco enjoado da minha Chara Doll antiga e resolvi criar uma nova. Nessa segunda conta estou com o nick de XゆのX (Yuno, com o X mesmo). Por sua vez, a minha Chara Doll se chama XあすみんX(Asumin, quem assistiu Hidamari Sketch saberá da onde tirei esses nicks).


    Chara Doll XあすみんX.

    Outro dos motivos que levaram a criação dessa segunda conta foi o baito de número 2. Ao invés de ficar esperando o número de mascotes de cada ilha chegar até 150, percebi (depois que um amigo me avisou) que eu mesmo poderia tirá-los caso tivesse uma segunda conta. Se o número estivesse nos 130, poderia simplesmente entrar no game com a Yuno e usar as minhas 20 vezes que tenho como cota diária para jogar o número nos 150. Depois é só entrar na conta original e coletar mascotes com o dobro do valor. Simples e prático.


    Já que mencionei amigos, um dos fatos mais curiosos durante essa "jornada" no Ai Sp@ce foi encontrar alguns brasileiros. São poucos, algo em torno de 7 pessoas, mas ainda assim, bem interessante saber que existem outros usuários aproveitando o jogo. Por outro lado, mantenho contado apenas com um deles, que foi justamente aquele que me ensinou essa técnica milenar.


    Mas como entendo um pouco de japonês, de fato, uma das experiências mais ricas do game foi conversar com um japonês residente em Tóquio. Foi curioso, pois estava apenas passeando pelo universo do Ai Sp@ce e visitando a casa de alguns usuários para ver o visual do quarto de cada um, quando derrepente entrei numa casa qualquer e o dono dele puxou conversa. O rapaz (na verdade o avatar) começou a falar comigo em japonês, e como estava lá à toa, comecei a conversar também. No fim, quando percebi havia passado duas horas de papo furado. Mas foi interessante conversar num idioma diferente e perceber certos gostos e pensamentos que os japoneses tem do Brasil.

    De resto, já tive experiências diferentes com o Ai Sp@ce mas por hora estarei limitado apenas ao que falei até agora. Caso alguém entre no jogo, podemos conversar. As fotos que deixei aqui são do meu atual avatar (tanto do Leandro, quanto da Yuno), mas elas mudam constantemente. Ao longo dessa matéria percebam que usei de vez em quando meu personagem principal, ao invés do "Sem Nome", que criei exclusivamente para essa reportagem.

    Sites de referência:

    Ai Sp@ce Oficial Web Site
    http://aisp.jp/

    Crunchyrool Forum
    http://www.crunchyroll.com/forumtopic-366406/unlocking-ai-spce/

    Anime Suki Forum
    http://forums.animesuki.com/showthread.php?t=64964

    Wiki Wiki Ai Sp@ce
    http://wikiwiki.jp/aispace/


    Vídeo: Ai Sp@ace opening - "U Make Ai Dream", KOTOKO

    Um comentário:

    1. EU ADOREI ESTE BLOOG QUERIA SABER COMO QUE SE FAZ UM ASSIM TENHO UM MAIS É DIFERENTE ADOREI SERIO E SOU FANATICO PELO O JOGO ESTOU A JOGAR TODOS OS DIAS QUE TENHO TEMPO.

      ResponderExcluir

    Fashion

    Beauty

    Culture