• Breaking News

    segunda-feira, 15 de junho de 2009

    Figures: Tsuki-Board

    por Leandro Nisihima (Equipe KS)


    Página incial da Tsuki-Board.

    Considerada a MyAnime List das figures a Tsuki-Board é uma ferramenta muito útil para os amantes de figures. Além de realizar as tarefas básicas do seu "irmão" dos animes, a Tsuki-Board conta com alguns extras bem interessantes e que enriquecem a experiência do usuário. Aliás, em vários pontos os dois sites se parecem bastante, então quem já se adaptou a um deles não demorará para aprender a usar o outro e vice-versa. No caso da Tsuki-Board o seu maior destaque é a presença de estatísticas e fatos curiosos relacionados à coleção do usuário, além do sistema de vendas. Sem delongas, apresento aos leitores a Tsuki-Board.

    Começando

    Depois de fazer o básico (ou seja: cadastrar e logar), o usuário terá a sua disposição um menu bem aos moldes do MyAnime List. Nele, há informações sobre novas figures adicionadas ao banco de dados, os lançamentos do mês corrente, as melhores figures (dividas em mais vistas, melhores votadas e as favoritas), novos usuários cadastrados, reviews, clubes, relação dos usuários on-line, entre outros.

    Para essa matéria interessa a barra lateral esquerda, sobretudo a área de acesso exclusivo do usuário. Dividida em sete seções diferentes, essa área será o local mais visitado pelo usuário, dispondo de praticamente todas as informações catalogadas desde a criação da conta. Segue abaixo um pouco do que pode ser encontrado em cada uma dessas seções.


    Veja o valor das suas figures.

    1 - My Home: Aqui temos um apanhado geral do usuário, destacando vários detalhes como as figures lançadas em maio, os últimos produtos das marcas favoritas, os últimos do artista favorito, entre outros, todos relacionados ao banco de dados do usuário, que são analisados e resultam na lista colocada pelo Tsuki-Board. Ainda nessa mesma área é possível ver as suas últimas atualizações no website (como as figures mais recentes adicionadas a sua lista), a relação das 5 figures favoritas (seja ou não da sua coleção), mudar a sua assinatura e ainda conferir algumas estatísticas bem interessantes, como o valor total em ienes da sua coleção (isso inclui tanto os modelos desejados ou aqueles já comprados), que é dividido em outras três categorias (da qual falarei mais adiante).


    Visão geral do usuário.

    2 - My Profile: Como o próprio nome sugere, aqui o usuário pode conferir o seu profile, contendo fotos e informações de todas as figures catalogadas, divididas entre figures já compradas, em pré-order e desejadas. Além disso, aqui temos o básico da MyAnime List, como a lista de recados, a foto do usuário, as cinco figures favoritas e uma foto de destaque. O ponto mais curioso são as estatísticas aleatórias que o site libera. No meu caso em particular, o perfil de figures que possuo é o de "garotas colegiais". Sendo que duas são action figures (geralmente são as que possuem articulações), três modelos completos (exemplares com bom acabamento) e outros seis trading figures (que geralmente vem naquelas coleções fechadas com várias outras). Confira abaixo algumas outras estatísticas da minha lista.

    - 36% das figures de Lnisishima são da FREEing;
    - 55% das figures de Lnisishima são de Lucky Star;
    - 2 Hiiragi Tsukasa fazem parte da coleção de Lnisishima;
    - 2 Izumi Konata fazem parte da coleção de Lnisishima;
    - 9% das figures de Lnisishima são na escala 1/7;
    - 2005 é o ano de lançamento da figures mais antiga de Lnisishima;
    - 18% das figures de Lnisishima pertencem a "Figure Collection Vol.1";
    - 0.99 metros é a altura de todas as figures de Lnisishima juntas.


    Minha coleção (ou pelo menos a dos meus sonhos).

    3 - My Collection: Basicamente essa seção pode ser vista no próprio profile. Ela computa todas as figures cadastradas pelo usuário, dividindo elas entre compradas, desejadas e em pré-order.


    Montagens criativas e hilárias...

    4 - My Gallery: Um dos pontos mais legais do Tsuki-Board é que o site permite os usuários carregar e armazenar fotos relacionadas a figures. Muitas dessas imagens são montagens bem criativas envolvendo diversos modelos de bonecos diferentes. A seção My Gallery permite o usuário ver as fotos mais populares do mês, as suas favoritas e ainda carregar e enviar novas fotos ao Tsuki-Board. É por meio dessa seção que é possível escolher uma imagem principal para o profile.


    Clubes tem pouca importância no Tsuki-Board.

    5 - My Clubs: Assim como no MyAnime List, o Tsuki-Board contém uma seção reservada exclusivamente a clubes ou comunidades. A maioria delas está relacionada a animes e figures. Porém, essa área não tem tanta importância assim, já que a maior parte das comunidades não possui muitos membros. No fim, as comunidades estão mais para acrescentar algo a página, do que enriquecer a experiência do usuário.



    6 - My Friends: Como o próprio nome sugere, essa seção lista todos os amigos dos usuários. Simples assim.


    7 - My PMs: Outra seção fácil de entender. Aqui o usuário tem acesso a todas as mensagens particulares enviadas a eles.


    Veja os últimos lançamentos no banco de dados do site.

    Banco de dados da Tsuki-Board

    Como todo site de banco de dados que se preze, a Tsuki-Board possui um extenso catálogo de figures, imagens, comunidades e usuários registrados em seus domínios. Nele o usuário pode procurar por figures específicas pesquisando pelo nome, produtor, ano de lançamento, tipo de figure, entre outros aspectos. Também é possível fazer buscas por tag, que são pesquisas a partir de uma determinada característica (na verdade palavra-chave, mas que na maioria das vezes está ligada a isso), como "cabelos pretos", "modelos femininos", "personagens que usam espada", entre outros.

    E além das figures antigas, quem procura pelas novidades dos próximos meses há uma seção exclusiva e própria para isso. Aliás, é um ótimo lugar para se ter idéia do que chegará ao mercado nos próximos meses, afinal não existem tantos sites bons nesse quesito, e tudo isso separado em subcategorias (action figures, garage kits, mechas, nendoroids, entre outros). Há também outras subdivisões interessantes e que facilitam em muito a vida do usuário, entre as quais temos divisões mirando apenas as fabricantes e séries em específico.


    Profile completo de um determinado modelo.

    Por fim, cada figure tem o seu próprio banco de dados, com todas as suas características relevantes, que incluem nome, ano de lançamento, data de relançamento (se tiver), fabricante, preço, série, escala, tamanho, além da nota, que é dada pelos próprios usuários. É no profile de cada figure que o usuário pode adicioná-la ou removê-la da sua lista, bem como das uma nota pessoal.


    A área de "Classificados" é um dos destaques da página.

    Outras funções

    De um modo geral, como bem dito, a Tsuki-Board segue um esquema muito semelhante a da MyAnime List, então muito do que já foi falado na matéria sobre esse site (no Subete Animes), vale aqui também. Se podemos destacar algo de exclusivo na Tsuki-Board, além de imagens e as estatísticas é o fato de os usuários poderem anunciar as suas figures. Em resumo, quando um usuário deseja vender uma figure, o site possui uma seção dedicada exclusivamente para esse propósito. Seria uma espécie de classificados on-line. Quando alguém anuncia a venda de algum produto, os usuários que o tem na sua lista de desejados receberá automaticamente um e-mail do site. O único ponto negativo é que como o número de brasileiros é pequeno, a maioria das pessoas que fazem ofertas são de outros países e, isso por si só, complica em muito uma possível futura negociação.

    De qualquer jeito é um dos recursos mais interessantes, e que incrementam a experiência de estar inserido numa ambiente propício e dedicado unicamente as figures. Vale lembrar que essa seção de classificados não é o único meio de se comprar bonecos. Em cada página, sobretudo aquelas relacionadas a determinado modelo, existem os clássicos anúncios de vendas, que catalogam propagandas em grande parte das vezes relacionados ao modelo exibido na página em questão (sobretudo versões da outros fabricantes ou da mesma série dessa personagem).

    Além desse recurso, a Tsuki-Board permite aos usuários escreverem reviews. Embora isso exista também na MyAnime List, vale a pena mencionar, pois embora análises de animes sejam comuns, o mesmo não vale para figures. A existência de reviews é um ótimo meio de saber se determinado produto é bom ou não, tudo isso vindo das mãos de quem já possui o modelo procurado.


    Minha humilde coleção de figures.

    Considerações finais e o "KS" na Tsuki-Board

    Embora seja inegável o quanto todo sistema de banco de dados e funções do Tsuki-Board seja praticamente copiado da MyAnime List, ainda assim é um site muito útil dentro da temática oferecida por ele. A Tsuki-Board é um bom site para se relacionar com outros usuários fanáticos pelo assunto, se informar das últimas notícias relevantes desse universo, conhecer e checar informações de determinado produto antes de comprá-lo, além do básico que é montar a sua lista e mostrá-la aos amigos e outros usuários.

    Em relação ao "KS" sou o único membro que possui um cadastro na Tsuki-Board, até pelo fato de ser um dos únicos que coleciona figures. Tenho ainda uma coleção bem tímida (11 modelos), sendo que quase metade deles é formado por modelos pequenos de traiding figures, que costumam ter algo em torno de uns 5 centímetros de altura, sendo a maior parte deles da série Lucky Star (quatro deles). Fora isso, tenho outras duas action figures (da figma) da Konata e Nagato. E os "principais" e meus favoritos que são os modelos completos, sendo um da Hatsune Miku (Good Smile Company), um da Hitotsubashi Yurie (Alter) e um da Tsukasa Miko Version (WAVE).

    Confesso que não acesso a Tsuki-Board com freqüência, ainda assim garanto que tem sido um ótimo espaço para descobrir fatos novos sobre o universo. Aliás, quem tiver uma coleção, ou mesmo interesse de começar uma não deixe de se cadastrar no site. Se quiser linkar com o meu profile (lnisishima) é só mandar um convite. Estarei esperando ansioso.

    Profile Lnisishima:
    http://figure.tsuki-board.net/profile/lnisishima

    -----

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Fashion

    Beauty

    Culture